AVALIAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR

REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31942

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino-aprendizagem, Zona rural, Educação do Campo

Resumo

Discutir aspectos relacionados à avaliação, sobretudo no espaço escolar, requer muito cuidado, uma vez que aborda procedimentos que estão relacionados à prática didático-pedagógica, envolvendo assim, crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, pessoas, professores e alunos. Diante desta problemática resolveu-se realizar este trabalho, visando conhecer a realidade de uma escola da zona rural do município de Santana do Matos/RN, no que diz respeito aos aspectos da avaliação numa instituição educativa. O presente estudo assume uma abordagem qualitativa, que trabalha com o universo de significados, fazendo o uso da pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos sobre avaliação da aprendizagem utilizando os escritos de Luckesi (2011) Sobrinho, Morais, Garcia (2017), Hadji (2001), dentre outros; trata-se também de pesquisa de campo, onde fomos in lócus em uma escola da zona rural do município pesquisado, em que, na oportunidade foi realizada uma entrevista estruturada com a direção, coordenação e uma professora da instituição com relação a nota do IDEB e de como se dá o processo avaliativo na referida escola. Sabendo que a avaliação é um processo muito importante na vida dos alunos e dos professores, concluímos que de modo geral a instituição faz o uso de metodologias diversas  e estratégias inovadoras avaliativas no processo ensino-aprendizagem, facilitando a compreensão do aluno sobre diversos objetos de conhecimentos, fazendo com que estes compreendam e percebam cada vez melhor o desenvolvimento da sua aprendizagem, aspecto este que pode ser melhorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Franciely Silva de Araújo, FAVENI

Graduada em Pedagogia pela FACESA, com especialização em andamento sobre Educação Infantil - Anos Iniciais e Psicopedagogia, pela FAVENI.

Julliana Araújo da Silva, SEMEC - Macaíba

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialização em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduanda no curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-2014-2017). Foi bolsista de Iniciação Científica (11.05.30.01.01 - PIBIC - UFRN). Realizou pesquisa no âmbito da avaliação da aprendizagem escolar, com abordagem nas tecnologias de ensino adotadas pelo professor. Também possui interesse nas áreas de Filosofia do Direito, Política e Ética.

Referências

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 15ª ed. São Paulo: Cortez, 2003

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

RUSSEL, M. K; AIRASIAN, P. W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. 7ª ed. Porto Alegre AMGH, 2014.

SOBRINHO, Djanní Martinho dos Santos; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz; GARCIA, Tânia Cristina Meira. Geografia Escolar e Avaliação: Uma Análise no Ensino Médio em Escolas de Caicó-RN. Pensar Geografia, v. I, nº. 2. Dezembro de 2017

VILLAS BOAS, B. M. Avaliação Formativa: Práticas Inovadoras. São Paulo. Papirus, 2011.

Downloads

Publicado

13-07-2023

Como Citar

SANTOS, G. M.; SILVA DE ARAÚJO, M. F. .; ARAÚJO DA SILVA, J. . AVALIAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 207–221, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31942. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31942. Acesso em: 17 maio. 2024.