O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO SERIDÓ POTIGUAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2026v26n1ID42926

Palavras-chave:

ensino da Geografia, educação infantil, anos iniciais, prática docente, alfabetização geográfica

Resumo

Apesar da Geografia enquanto disciplina apenas no Fundamental, é de extrema importância que as primeiras noções geográficas sejam construídas ainda na primeira infância. Sabendo que nessa faixa etária a criança está pronta para explorar o mundo ao seu redor, apresentando curiosidades sobre os espaços e a sua posição na sociedade, é dever do professor incentivar o aprendizado através do que se tem: o próprio espaço de vivência e o brincar. A proposta central é verificar se é dada a devida importância ao ensino da Geografia no Seridó Potiguar e que contribuições da vida acadêmica podem promover a alfabetização geográfica dos alunos. Para alcançar tais objetivos, utilizou-se um questionário on-line para investigar o perfil de cinco professoras da região, além de refletir sobre suas atuais práticas docentes, a utilização da Base Nacional Comum Curricular e do uso da tecnologia e de materiais didáticos auxiliadores no processo ensino-aprendizagem. A fundamentação teórica desta pesquisa tem como base os estudos de Vasconcelos e Carvalho (2018), Callai (2005), Silva (1996), Braga (2007), Goulart (2012), Porto (2016), Ribeiro e Marques (2001) e Pereira, Alves e Cabral (2013). Percebe-se, portanto, que a geografia tradicional, visando aspectos de memorização e atividades de respostas prontas, ainda está muito enraizada. Pouco foi falado sobre o brincar como forma de aprender e explorar o meio social em que se está inserido, assim como ficou ausente na fala das professoras da Educação Infantil citações sobre as interações, os campos de experiência e a psicomotricidade como elementos indispensáveis nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, M. M. Introdução a metodologia do trabalho científico. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

BRAGA, M. C. B. O Ensino de Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise dos descompassos entre a formação docente e as orientações das políticas públicas. In: Terra Livre. Ano 23, v. 01, nº. 28, 2007.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad.cedes, Campinas:2005.

GOULART, L. B. O QUE AFINAL QUE UM PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS PRECISA SABER PARA ENSINAR GEOGRAFIA?. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, 2012.

PEREIRA, S.S.; ALVES, T. L. B.; CABRAL, L. N. RECURSOS MIDIÁTICOS E GEOGRAFIA ESCOLAR: propostas metodológicas em busca da renovação no ensino. Geo UERJ - Ano 15, v. 2, n. 24, 2013.

REGO, N. et al. Geografia e educação: geração de ambiências. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

RIBEIRO, L. T.; MARQUES, M. S. Ensino de História e Geografia. 2ª ed. Ver. E ampl. Fortaleza: Brasil Tropical, 2001.

SILVA, E. T. LIVRO DIDÁTICO: do ritual de passagem à ultrapassagem. Em aberto, Brasília, v. 16, n. 69, 1996.

VASCONCELOS, C. A.; CARVALHO, D. M. Contextualizando o ensino da geografia na educação infantil. Caldas Novas, GO, IX Fórum Nacional NEPEG, GT3, 2018.

Downloads

Publicado

26-02-2026

Como Citar

NASCIMENTO FERNANDES, Talita; BATISTA PEREIRA, Bruna; MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO, Djanni. O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO SERIDÓ POTIGUAR. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. EE02, 2026. DOI: 10.21680/1984-3879.2026v26n1ID42926. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/42926. Acesso em: 27 fev. 2026.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.