RELATO DE EXPERIÊNCIA
PRÁTICA DE ENSINO PROBLEMATIZADORA COM O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA PARA CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31195Keywords:
Ensino., Educação problematizadora., Recursos audiovisuais., Comunicação.Abstract
Este trabalho relata uma experiência desenvolvida com os estudantes do Curso Técnico de Enfermagem do CEFET/Uned-NI, em uma prática de ensino envolvendo o uso de audiovisuais. Tem como proposta refletir sobre questões relacionadas com a construção de conhecimento pelos discentes, sobre a história da Psiquiatria Brasileira, a partir da leitura de audiovisuais. Tem como inspiração a educação problematizadora e os estudos do campo da Comunicação. O diálogo entre estas permite desenvolver uma prática educativa alternativa às tradicionais pautadas na passividade do aluno. As obras audiovisuais utilizadas foram o documentário “Em Nome da Razão” e os filmes “Nise o coração da loucura” e “Bicho de Sete Cabeças”. A prática de ensino também constou de aulas teóricas prévias às obras citadas e a produção de vídeos pelos alunos em que se identificaram os sentidos produzidos a partir das leituras fílmicas. Nota-se que investir em estratégias de ensino não convencionais e valorizar o sentido que o aluno produz sobre as obras audiovisuais são importantes para a compreensão de como se dá o processo de construção do conhecimento por ele, bem como retroalimentar as práticas de ensino, modificando-as.
Downloads
References
BEZERRA JR, Benilton. Desafios da reforma psiquiátrica no Brasil. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 17, p. 243-250, 2007.
CAPUTO, Nicole Mossing; ROUNER, Donna. Narrative processing of entertainment media and mental illness stigma. Health communication, v. 26, n. 7, p. 595-604, 2011.
DISSAT, Elizabeth; DE REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra. Endereçamento e Reendereçamento no uso de um vídeo por uma professora de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
HALL, Stuart. Codificação/Decodificação. In: SOVIK, L. (org.). Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p.387-404.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
ODIN, Roger. A questão do público: uma abordagem semiopragmática. Teoria contemporânea do cinema, v. 2, p. 27-45, 2005.
OROZCO, Guillermo G. Educomunicação–recepção midiática, aprendizagens e cidadania [Educational communication-media reception, learning and citizenship]. 2014.
PASSARINHO, José Guilherme Nogueira. Retrocessos na política nacional de Saúde Mental: consequências para o paradigma psicossocial. Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, v. 20, n. 49, 2022.
PASTOR, Américo de Araujo; TAVARES, Claudia Mara de Melo. Revisão de literatura sobre as práticas com audiovisuais na educação em Enfermagem. Revista brasileira de enfermagem, v. 72, p. 190-199, 2019.
PLANTINGA, C.R. Moving viewers. American films and the spectator’s experience. California: University of California Press, 2009.
REZENDE, L.A. A trajetória de pesquisa sobre cinema e educação por meio do conceito de endereçamento. In: LEITE, C.; OMELCZUK, F.; REZENDE, L.A. (orgs). Cinema-Educação: políticas e poéticas. Macaé: NUPEM, 2021. p. 375-396.
Schrøder, K. C., et al. Researching Audiences. London: Hodder Arnold, 2003.
SILVA, D.P; BONIN, J.AÇ. A recepção de cinema nas mostras itinerantes organizadas pelo Cineclube Lanterninha Aurélio. In: Bamba, Mahomed. A recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos / Mahomed Bamba. - Salvador : EDUFBA, 2013.
WORTH, Sol. The uses of film in education and communication. Teachers College Record, v. 75, n. 5, p. 271-302, 1974.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.