O USO DITADO CONTEXTUALIZADO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DISLEXIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30527Palabras clave:
educação, Educação básica, Aprendizagem. Disortografia. Factores. Dificuldade., Transtornos de AprendizagemResumen
O trabalho ora apresentado versa sobre processo de alfabetização de alunos disléxicos ou com dificuldades específicas na aquisição da leitura e escrita, e a proposta aqui apresentada diz respeito a criar uma alternativa de ensino que estimule o aluno a realizar leitura de livros paradidáticos, e utilize este gênero textual ( contos), como um instrumento facilitador com uso do ditado contextualizado, que motive a consciência fonética na elaboração das hipóteses de escrita dos alunos com base na leitura realizada. Neste sentido, o objetivo geral centra-se em analisar o ditado contextualizado como uma estratégia de ensino aprendizagem, e sua importância no processo da aquisição da leitura e escrita dos alunos que apresentem dificuldades e limitações específicas de assimilação. Os objetivos específicos estão focados em : Identificar estratégias diferenciadas com uso do ditado contextualizado para alfabetização dos alunos; compreender o uso do ditado contextualizado como um instrumento pedagógico facilitador na elaboração das hipóteses de escrita dos alunos por meio da consciência fonética. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa, com buscas em plataformas dos Periódicos da Capes e Scielo, visando a busca de teóricos que falam sobre as temática e o processos de alfabetização de alunos com dificuldades específicas na aquisição da leitura e escrita.O resultado esperado colaborar para o processo alfabetização, e aquisição da leitura e escrita dos alunos, e apresentar uma alternativa de trabalho para auxiliar professores no atendimento ao alunos com dificuldades específicas por meio do ditado contextualizado, na educação básica.
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