O USO DITADO CONTEXTUALIZADO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DISLEXIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30527Palavras-chave:
educação, Educação básica, Aprendizagem. Disortografia. Factores. Dificuldade., Transtornos de AprendizagemResumo
O trabalho ora apresentado versa sobre processo de alfabetização de alunos disléxicos ou com dificuldades específicas na aquisição da leitura e escrita, e a proposta aqui apresentada diz respeito a criar uma alternativa de ensino que estimule o aluno a realizar leitura de livros paradidáticos, e utilize este gênero textual ( contos), como um instrumento facilitador com uso do ditado contextualizado, que motive a consciência fonética na elaboração das hipóteses de escrita dos alunos com base na leitura realizada. Neste sentido, o objetivo geral centra-se em analisar o ditado contextualizado como uma estratégia de ensino aprendizagem, e sua importância no processo da aquisição da leitura e escrita dos alunos que apresentem dificuldades e limitações específicas de assimilação. Os objetivos específicos estão focados em : Identificar estratégias diferenciadas com uso do ditado contextualizado para alfabetização dos alunos; compreender o uso do ditado contextualizado como um instrumento pedagógico facilitador na elaboração das hipóteses de escrita dos alunos por meio da consciência fonética. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa, com buscas em plataformas dos Periódicos da Capes e Scielo, visando a busca de teóricos que falam sobre as temática e o processos de alfabetização de alunos com dificuldades específicas na aquisição da leitura e escrita.O resultado esperado colaborar para o processo alfabetização, e aquisição da leitura e escrita dos alunos, e apresentar uma alternativa de trabalho para auxiliar professores no atendimento ao alunos com dificuldades específicas por meio do ditado contextualizado, na educação básica.
Downloads
Referências
BARRERA, S. D.; MEDEIROS, A. P. Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas. v. 24 n. 1, Psicologia em Revista, 2018.
BEDIN, E.; FINGER, I. A contextualização e seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem da ciência química. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 8-24, 16 ago. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRAUN, P.; MARIN, M.; Currículo e diferenciação pedagógica - uma prática de exclusão?. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020010, 2020. Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1154. Acesso em: 6 jun. 2022.
BOMFIM, L. C. .; DOUNIS, A. B.; PORANGABA, M. I. M. .; SILVA, J. J. B. da. Processos de inclusão e exclusão da pessoa com deficiência visual no mercado de trabalho. Diversitas Journal, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 3321–3336, 2021. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1376. Acesso em: 5 jun. 2022.
BUENO,Rovilson José; Silva, Adelaide Pereira. Educação para convivência com o Semiárido Brasileiro. In: Edneide Jesine, Maria do Socorro Xavier Batista, Orlandil de Lima Moreira ( orgs). Educação popular e movimentos sociais. João Pessoa- PB: Editora da UFPB, 2008.
CALDERON, A. I.; MARTINS, E. C. C. Eficácia escolar: boas práticas à luz de estudos do governo brasileiro e das agências multilaterais. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 19, n. 62, 2019. DOI: 10.7213/1981-416X.19.062.AO05. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/25275. Acesso em: 6 jun. 2022.
CAMINI, P. O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização. Revista Contemporânea de Educação. Rio de Janeiro: UFRJ. Vol. 13, n. 28, 2018.
CARDOZO, P. F.; SILVA, V. A. da. Os desafios das práticas curriculares em contextos diversificados: o caso dos refugiados sírios nas escolas brasileiras. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020015, 2020. Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1137. Acesso em: 6 jun. 2022.
CARVALHO, O. da C. A. de.; LOPES, E. da S. Dislexia: uma revisão sistemática. Conjecturas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 1534–1555, 2022. DOI: 10.53660/CONJ-840-F18. Disponível em: http://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/840. Acesso em: 7 jun. 2022.
CHIARAMONTE, T. C.; CAPELLINI, S. A. Desempenho ortográfico de escolares com dislexia e dificuldades de aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0314–0327, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14610. Acesso em: 6 jun. 2022.
______.Curriculo, contextualização e complexidade: elementos para pensar a escola no Semiárido. Cadernos multidissiplinar: Educação e contexto do Semiárido Brasileiro Juazeiro: Selo Editorial RESAB, 2007, Ano 2, nº 04, p.12 dez.2007
DE AQUINO, C. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. 1ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
ELLIS, Andrew. Leitura, escrita e dislexia: uma análise cognitiva. Porto alegre: Artmed, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, (Coleção Leitura), 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, (Coleção Leitura), 2005.
______Política e educação: ensaios. São paulo: Cortez, 1993.
GODOY, Dalva Maria Alves. Testes de consciência fonológica e suas relações com a aprendizagem da leitura no português. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.
GOMIDE, D. C.; JACOMELI, M. R. M. O método de Marx na pesquisa sobre políticas educacionais. Políticas Educativas – PolEd, [S. l.], v. 10, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/69759. Acesso em: 5 jun. 2022.
LIMA, M. M.; OLIVEIRA, A. M.; FREITAS, A. de A.; LIMA, C. S.; BERNARDES, C. T. V.; SUGITA, D. M.; MOURA, L. R.; MOREIRA, S. M.; FERNANDES, L. C.; ARRUDA, J. T. Estratégias Avaliativas no Ensino Remoto: Avaliação Terminal ou Contínua? Um Relato De Experiência. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5758. Acesso em: 7 jun. 2022.
LUMERTZ F. D. S. Intervenções escolares para alunos com dislexia: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 45, p. e2374, 9 abr. 2020.
MAIA, J. E. N.; SANTOS, J. M. C. T.; OLIVEIRA, E. N. P. de. O tempo integral na política estadual de Educação do Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–12, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3555. Acesso em: 23 mar. 2022.
MARTINS, Josemar da Silva. Anotações em torno do Conceito de Educação para convivência com o Semiárido. In: RESAB. Educação para a convivência com o Semiárido brasileiro: reflexões teóricas- práticas. Juazeiro-Ba: Selo editorial RESAB, 2006.
MORAIS, Artur Gomes. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
MOTA, C. M. DE A.; SILVA, F. O. DA. TRIGONOMETRIZANDO NA ROÇA: implicações de uma educação matemática contextualizada. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. e202116, 10 set. 2021.
REIS, Edmerson dos Santos. A contextualização dos conhecimentos e saberes escolares nos processos de reorientação curricular nas escolas do campo. Tese de Doutorado em Educação.Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, 2009.
SANTOS, Milton. Território e sociedade.São Paulo: Fundação Perseu Abramo,2000.
SILVA, José de Souza. Emergência da ciências moderna e gênese da educação descontextualizada: desconstrução cultural e descolonização epistemológica do paradigma clássico de inovação no campo do desenvolvimento. Campina Grande, PB, abril de 2010 ( mimeo).
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
ZORZI, J. L. e CAPELLINI, S. A. (Org). Dislexia e outros distúrbios de leitura-escrita: letras desafiando a aprendizagem. – 2ª ed. São José dos Campos: Pulso, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.