DESAFÍOS Y POTENCIALES DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN EL ÁREA RURAL DE CURRAIS NOVOS/RN:
INFORME SOBRE LA EXPERIENCIA DE PASANTÍAS Y LA INFLUENCIA DE LA TERRITORIALIDAD EN EL PROCESO EDUCATIVO
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40185Palabras clave:
territorialidad, clase multigrado, pertenencia, zona ruralResumen
Este artículo tiene como objetivo analizar los beneficios y la necesidad de mejoras en la educación infantil en la Unidad XXV São Francisco, ubicada en el Sítio São Rafael, área rural de Currais Novos/RN, a partir de un relato de experiencia de pasantía, centrándose en la influencia de las comunidades locales. territorialidad durante el proceso de enseñanza y aprendizaje. Durante la pasantía emerge esta relación con la Territorialidad y la necesidad de explorar y abordar reflexiones sobre la necesidad de discutir e involucrar la Territorialidad desde la Educación Infantil en adelante. A partir de esto, esta investigación es de enfoque cualitativo, donde buscamos comprender las ventajas y necesidades de mejora al trabajar con la Territorialidad desde la Educación Infantil en el área rural de Currais Novos/RN, el estudio tiene un propósito exploratorio, con el objetivo de acercar reflexiones al ámbito educativo como forma de discutir la necesidad de preparación para prácticas educativas que involucren la Territorialidad en las clases Multigrado de Educación Infantil, así como adoptar un estudio de caso basado en hipótesis planteadas durante la Práctica Supervisada.
Descargas
Citas
ANASTASIOU, Léa; ALVES, Leonir. Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Univille. Publicado em 2015. Acesso em outubro de 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Acesso em novembro de 2024.
CORREA, Ivete; CRUZ, Jessika; SILVA, Monica; RODRIGUES, Raimundo. Territorialidade e Escola: Participação da Comunidade na efetivação das Políticas Públicas Educacionais. Humanidades e Inovação. v. 8, n. 45. Pág. 319 - 333. Publicado em 2021. Acesso em outubro de 2024.
MORAIS, Iohany. Segredos da Caatinga: Os Habitantes Silenciosos do Seridó. Acesso em maio de 2024.
SOUZA, Joabel. Centenário de José Bezerra Lopes/Joabel R. de Souza. Currais Novos, RN, 2011. Acesso em dezembro de 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Jarielly de Melo Dantas, Arthur Cassio de Oliveira Vieira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)