DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ZONA RURAL DE CURRAIS NOVOS/RN
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO E A INFLUÊNCIA DA TERRITORIALIDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40185Palavras-chave:
territorialidade, turma multisseriada, pertencimento, zona ruralResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os benefícios e necessidade de melhorias da Educação Infantil na Unidade XXV São Francisco, localizada no Sítio São Rafael, zona rural de Currais Novos/RN, a partir de um relato de experiência de estágio, com foco na influência da territorialidade local durante o processo de ensino e aprendizagem. Durante a prática do estágio surge essa relação com a Territorialidade juntamente com a necessidade de explorar e abordar reflexões sobre a necessidade de discutir e envolver a Territorialidade desde a Educação Infantil. A partir disto, esta pesquisa trata de uma abordagem qualitativa que busca compreender vantagens e necessidades de melhorias ao trabalhar com a Territorialidade desde a Educação Infantil na zona rural de Currais Novos/RN. O estudo possui finalidade exploratória, objetivando trazer reflexões para o âmbito educacional como forma de discutir a necessidade de uma preparação para as práticas educacionais envolvendo Territorialidade em turmas Multisseriadas no Ensino Infantil, como também, adotando um estudo de caso a partir de hipóteses trazidas durante o Estágio Supervisionado.
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