DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ZONA RURAL DE CURRAIS NOVOS/RN

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO E A INFLUÊNCIA DA TERRITORIALIDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40185

Palavras-chave:

territorialidade, turma multisseriada, pertencimento, zona rural

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os benefícios e necessidade de melhorias da Educação Infantil na Unidade XXV São Francisco, localizada no Sítio São Rafael, zona rural de Currais Novos/RN, a partir de um relato de experiência de estágio, com foco na influência da territorialidade local durante o processo de ensino e aprendizagem. Durante a prática do estágio surge essa relação com a Territorialidade juntamente com a necessidade de explorar e abordar reflexões sobre a necessidade de discutir e envolver a Territorialidade desde a Educação Infantil. A partir disto, esta pesquisa trata de uma abordagem qualitativa que busca compreender vantagens e necessidades de melhorias ao trabalhar com a Territorialidade desde a Educação Infantil na zona rural de Currais Novos/RN. O estudo possui finalidade exploratória, objetivando trazer reflexões para o âmbito educacional como forma de discutir a necessidade de uma preparação para as práticas educacionais envolvendo Territorialidade em turmas Multisseriadas no Ensino Infantil, como também, adotando um estudo de caso a partir de hipóteses trazidas durante o Estágio Supervisionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANASTASIOU, Léa; ALVES, Leonir. Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Univille. Publicado em 2015. Acesso em outubro de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Acesso em novembro de 2024.

CORREA, Ivete; CRUZ, Jessika; SILVA, Monica; RODRIGUES, Raimundo. Territorialidade e Escola: Participação da Comunidade na efetivação das Políticas Públicas Educacionais. Humanidades e Inovação. v. 8, n. 45. Pág. 319 - 333. Publicado em 2021. Acesso em outubro de 2024.

MORAIS, Iohany. Segredos da Caatinga: Os Habitantes Silenciosos do Seridó. Acesso em maio de 2024.

SOUZA, Joabel. Centenário de José Bezerra Lopes/Joabel R. de Souza. Currais Novos, RN, 2011. Acesso em dezembro de 2024.

Downloads

Publicado

14-06-2025

Como Citar

DE MELO DANTAS, Jarielly; VIEIRA, Arthur Cassio de Oliveira. DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ZONA RURAL DE CURRAIS NOVOS/RN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO E A INFLUÊNCIA DA TERRITORIALIDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. EE03, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40185. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/40185. Acesso em: 6 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.