ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REMOTO
NOTAS SOBRE PRÁTICAS CONSTRUÍDAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30831Palavras-chave:
Ensino Superior, Ensino remoto, Inclusão, Acessibilidade na educaçãoResumo
O ensino remoto emergencial foi uma alternativa educacional encontrada para minimizar os efeitos das medidas de distanciamento social, durante a crise sanitária decorrente da pandemia da Covid 19, em virtude dos riscos de contágio pelo coronavírus SARS-COV-2. Essa mudança abrupta no meio de realização do ensino, do presencial para o remoto, gerou a necessidade de readequação das instituições com vistas a minimizar danos pedagógicos e garantir qualidade nos processos de ensino e aprendizagem. As readequações abrangeram aspectos diversos, dentre os quais: disponibilização de ferramentas digitais; ampliação das redes de dados; formação de professores; condições de acessibilidade etc. Nesse sentido, esta investigação teve como objetivo analisar produções divulgadas em periódicos do Brasil, no último biênio, sobre como os estudantes com deficiência foram incluídos no ensino remoto em cursos de graduação. Como metodologia foi utilizada a revisão de literatura, a partir de publicações divulgadas no Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados indicam, por um lado, um silenciamento acadêmico sobre a inclusão de estudantes com deficiência no ensino remoto emergencial, sendo encontrados apenas três artigos e, por outro lado, revela uma tendência de investimentos institucionais em recursos digitais acessíveis e pouca ênfase em acessibilidade metodológica no ensino mediado por tecnologias. Ademais, as produções analisadas abordam, majoritariamente, as condições de acessibilidade relativas à deficiência visual e auditiva. O silenciamento sobre essa temática ratifica a invisibilidade vivenciada por esse segmento da população na educação superior, sendo necessário reafirmar o direito de aprender por todos os estudantes e a criação de condições para esse fim.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. Os excluídos do interior. In: BOURDIEU, Pierre. (Coord.). A miséria do mundo. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados Acesso em 01 nov. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sinopse Estatística da Educação Superior 2020. Brasília: Inep, 2022b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao Acesso em: 01 nov. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2021: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022c. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados Acesso em 09 nov. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2021. Brasília: Inep, 2022d. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao Acesso em: 09 nov. 2022.
BRASIL, Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Publicado no DOU em: 17/06/2020. Edição: 114. Seção: 1. Página: 62. Órgão: Ministério da Educação/Gabinete do Ministro, 2020a.
BRASIL, Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Publicado no DOU em: 01/04/2020. Edição: 63-A. Seção: 1 – Extra. Página: 1. Órgão: Atos do Poder Executivo, 2020 b.
BRASIL, Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Publicado no DOU de 7.7.2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 15.nov 2022.
CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Lins; NEGRINI, Michele; ROOS, Roberta. Desafios do ensino de telejornalismo em tempos de pandemia: o ensino remoto para pessoas com deficiência. Eccom 13.25, 2022. p. 515-24. Disponível em: https://issuu.com/cadic.adm/docs/v_13_n_25_ii_2022 . Acesso em 01 nov. 2022.
FREIRE, André Pimenta; PAIVA, Débora Maria Barroso; FORTES, Renata Pontin de Mattos. Acessibilidade Digital Durante a Pandemia da COVID-19 - Uma Investigação sobre as Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras. Revista brasileira de informática na educação, 2020, Vol.28, p.956-984. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/rbie/article/view/v28p956 Acesso em 01 nov. 2022.
GUEDES, Denyse; ALMEIDA, Ana Margarida Pisco. Acessibilidade no ensino superior na modalidade remota para deficientes visuais: comparação entre Brasil e Portugal. Revista EDaPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. São Cristóvão (SE), v.22, n.1, p. 6-23, jan./abr.2022. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17174. Acesso em 01 nov. 2022.
MOREIRA José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n.34, p. 351-364, jan./abr.2020. Acesso em 22 jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123
PIZZIO, Alex; VERONESE, Marília Veríssimo. Possibilidades conceituais da sociologia das ausências em contextos de desqualificação social. Cad. Psicol. Soc. Trab., São Paulo , v. 11, n. 1, p. 51-67, jun. 2008 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172008000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 07 nov. 2022.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.
SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. In: Universidade e Sociedade. ANDES-SN - janeiro de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.