O USO DAS TICS NO ENSINO DE HISTÓRIA

RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIANDO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-2109 NA ESCOLA ESTADUAL SANTOS DUMONT, PARNAMIRIM/RN

Autores

  • Maria Margarida Oliveira de Melo UFRN
  • Tulia Fernanda Meira Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Djanni Martinho dos Santos Sobrinho
  • Tânia Cristina Meira Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33461

Palavras-chave:

TICS; COVID-19; Ensino de História; Relatos de experiência., ICTS; COVID-19; History Teaching; Experience reports., TIC; COVID-19; Enseñanza de la Historia; Informes de experiencia.

Resumo

RESUMO

Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada durante o período da pandemia COVID-19 na Escola Estadual Santos Dumont, Parnamirim/RN, relacionando o Ensino de História e os desafios de utilização das ferramentas metodológicas educacionais que as TICs proporcionaram aos professores e alunos. Atualmente, o universo que abrange as tecnologias da informação ganha de forma acelerada o nosso dia a dia e no contexto do ensino as TICs tiveram seu despertar junto aos profissionais da educação de forma que utilizamos com mais intensidade os métodos tecnológicos em nossos planejamentos de aulas. As TICs são consideradas meios de ligar a escola aos avanços dos recursos tecnológicos, como por exemplo, a criação de softwares, das telecomunicações e a criação de pesquisa na área tecnológica que são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. As novas tecnologias proporcionam recursos didáticos inovadores que de certo atraem os alunos que vivenciam a era digital com bastante entusiasmo e interesse. O desafio pontual para efetivação da aplicabilidade das TICs na educação é o papel que o professor vai exercer, pois vemos ainda uma resistência por parte de alguns docentes em utilizar as TICs em suas aulas. O Ensino de historia vem associando as práticas ditas tradicionais de análises de fontes históricas e do livro didático com as TICs.

 

 

 

 

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Publicado

28-11-2023

Como Citar

OLIVEIRA DE MELO, M. M.; GARCIA, T. F. M. .; SOBRINHO, D. M. dos S. .; GARCIA, T. C. M. O USO DAS TICS NO ENSINO DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIANDO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-2109 NA ESCOLA ESTADUAL SANTOS DUMONT, PARNAMIRIM/RN. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 3, p. RE01, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33461. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33461. Acesso em: 22 dez. 2024.