TESSITURA DO ERRO E SUAS CAUSAS ENTRE ENTENDIMENTO E VONTADE NA FILOSOFIA DE DESCARTES
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34320Palavras-chave:
Descartes, Vontade, ErroResumo
Este ensaio adota uma abordagem filosófica analítica para investigar a causa do erro na Filosofia de René Descartes. Utiliza fontes primárias como as “Meditações Metafísicas” e os “Princípios da Filosofia”, juntamente com as “Regras para a orientação do espírito” do próprio autor, bem como fontes secundárias complementares. A fim de elucidar esta abordagem, enfatizam-se os elementos essenciais ligados à Vontade, ao Entendimento, à busca pelo conhecimento e à interação com a ideia de Deus. A metodologia empregada compreende uma análise textual minuciosa das obras mencionadas, com o propósito de identificar as concepções e argumentações de Descartes sobre a Vontade, a liberdade, o erro e a busca pela verdade. Ao concluir, percebe-se, a partir desta análise, a síntese dos conceitos fundamentais da perspectiva filosófica cartesiana acerca da natureza do erro e suas origens.
Downloads
Referências
BEYSSADE, Michelle. Descartes: Biblioteca Básica de Filosofia. Rio de Janeiro: Edições 70Ltda, 1991.
DESCARTES, René. Regras para a Orientação do Espírito. Trad. Maria Almeida Prado Galvão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
________. Meditações Metafísicas. 2 Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
________. Princípios de Filosofia. Lisboa: Edições 70, 1997.
SILVA, Franklin Leopoldo. Descartes: a Metafísica da Modernidade. (Coleção Logos). São Paulo: Moderna, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.