A percepção dos colaboradores de um hotel da capital paraibana sobre a política de recrutamento e seleção
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2018v6n1ID11426Palavras-chave:
Recrutamento e Seleção. Hotel. Desempenho Organizacional.Resumo
A essência da hotelaria está na prestação de serviços e para tornar bem-sucedido no mercado se faz necessário uma equipe de colaboradores qualificados e bem preparados. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar a política de Recrutamento e Seleção exercido por um hotel em João Pessoa- PB, a partir da percepção de seus funcionários. De tal modo, foram abordados os principais conceitos de Recrutamento e Seleção, bem como as fontes de recrutamento comumente mais utilizadas, as técnicas de seleção e as contribuições que o processo seletivo pode trazer para as organizações. Quanto à caracterização desta pesquisa, tratou-se de um trabalho de abordagem quantitativa, cujo método utilizado foi o dedutivo e classificado como estudo caso. Sendo assim, os resultados mostraram que o hotel estudado utiliza regularmente das políticas de Recrutamento e Seleção, além de contar com um departamento de Recursos Humanos próprio, que possibilita um olhar atento a esta política de entrada de novos funcionários. Porém, se torna interessante para o hotel rever algumas das suas práticas, como a maneira de divulgação de suas oportunidades, a frequência na aplicabilidade de provas situacionais e as etapas de dinâmica em grupo para visar o aperfeiçoamento sobre os conhecimentos dos candidatos. Conclui-se que o hotel pesquisado apresenta uma política de Recrutamento e Seleção, porém, requer ajustes para não comprometer uma melhor qualidade de seu desempenho na organização.
Downloads
Referências
Abeu, N. R. de. et al. (2014). E-recruitment no setor hoteleiro: cenário atual e potencialidades em Salvador e Maceió. Revista Perspectivas Contemporâneas, 9(2).
Araújo, S. F. de. & Ramos, A. S. M. (2002). Recrutamento on-line: estudo da percepção de utilização da internet em empresa de consultoria de recursos humanos. XXII encontro nacional de engenharia de produção. Curitiba.
Barreto, L. M. T. da S. & Lima, C. L. de. (2014). Gestão de pessoas na hotelaria: um estudo de caso no Hotel Ponta do Madeiro - Pipa/RN. Anais do XI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR, Fortaleza.
Brandão, J. M. F. (2011). Análise das Práticas de Gestão de Pessoas na Hotelaria: Um Estudo no Verdegreen Hotel, Em João Pessoa-PB. 129f. Monografia (Graduação em Hotelaria) – Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape.
Carvalho, F. C. D. de. Et al. (2015). A importância do processo de recrutamento e seleção nas organizações para redução do turnover. V Encontro Científico e Simpósio de Educação Unisalesiano: A pesquisa frente à inovação e o desenvolvimento sustentado. Lins: São Paulo.
Cervo, A. L., Bervian, P. A. & Da Silva, Roberto. (2007). Metodologia Científica. (6ª ed.). Editora Pearson.
Cazotto, E. M. de S., Cobero, C. & Daolio, L. A. (2016). Implantação do processo de recrutamento e seleção em um hotel no interior de São Paulo. XIII SEGET – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.
Chiavenato, I. (2008). Administração Geral e Pública. (2ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.
Chiavenato, I. (2014). Gestão de Pessoas, o Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações. (4ª ed.). Barueri, SP: Manole.
Duarte, V. M. do N. (2013). Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo: Saraiva.
Ferreira, S. F. & Soeira, F. dos S. (2013). A Importância do Recrutamento e Seleção de Pessoas Em Uma Empresa de Pequeno Porte do Setor de Móveis. Revista Eletrônica Diálogos Acadêmicos, 4(1), p. 46-56, JAN-JUN.
Ferreira Filho, F. B. (2013). Um Estudo Sobre a Eficiência do Processo de Seleção Interna do Banco do Nordeste do Brasil S.A (BNB) a Partir da Análise do Modelo de Seleção Por Competência. Faculdade 7 de Setembro. Fortaleza.
Ferreira, F. S. & Vargas, E. C. (2014). A importância do recrutamento e seleção de pessoas no contexto empresarial. Estação Científica – UNIFAP, 4(2). Macapá.
Freitas, H. et al. (2000). O Método de Pesquisa Survey. Revista de Administração, 35(3), 105-112, julho/setembro. São Paulo.
Gomes, T. C., Scherer, L. A. & Löbler, M. L. (2012). Uso das redes sociais virtuais no processo de recrutamento e seleção de pessoal: uma análise na perspectiva de profissionais de recursos humanos. Anais, SIMPOI.
Gonsalves, E. P. (2003). Conversas Sobre Iniciação à Pesquisa Cientifica. (3ª ed.). Campinas, SP: Alínea.
Hanashiro, D. M. M., Teixeira, M. L. M. & Zacarelli, L. M. (2007). Gestão do Fator Humano, Uma Visão Baseada em Stakeholders. São Paulo: Saraiva.
Knapik, J. (2008). Gestão de Pessoas e Talentos. Curitiba: Ibpex.
Lacombe, F. (2005). Recursos Humanos, Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva.
Marras, J. P. (2000). Administração de Recursos Humanos do Operacional ao Estratégico. (3ª ed.). São Paulo: Futura.
Marras, J. P. (2011). Administração de Recursos Humanos do Operacional ao Estratégico. 14. edição. São Paulo: Saraiva.
Peternelli, L. A. (2004). Estatística Descritiva. Capitulo 2. São Paulo: Editora Saraiva.
Pierry, F. (2006). Seleção por competências, o processo de identificação de competências individuais para recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoal. São Paulo: Vetor.
Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. de. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. (2ª ed.). Novo Hamburgo, RS: Feevale.
Santaella, L. A., Santos, A. E. G. & Rodrigues, J. L. K. (2014). A gestão de Recursos Humanos em empreendimentos do setor hoteleiro na cidade de Taubaté/São Paulo. X Congresso Nacional de Excelência em Gestão.
Vieira, A., Lima, C. H. Pereira & Pereira, G. B. (2007). Tradição e Modernidade nas práticas de recrutamento e seleção de pessoas em hospedagem. Revista Gestão e Planejamento, 8(2). Salvador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).