A percepção dos colaboradores de um hotel da capital paraibana sobre a política de recrutamento e seleção

Autores

  • Thales Batista de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Elisângela Vieira da Silva Amaral Universidade Federal da paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2018v6n1ID11426

Palavras-chave:

Recrutamento e Seleção. Hotel. Desempenho Organizacional.

Resumo

A essência da hotelaria está na prestação de serviços e para tornar bem-sucedido no mercado se faz necessário uma equipe de colaboradores qualificados e bem preparados. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar a política de Recrutamento e Seleção exercido por um hotel em João Pessoa- PB, a partir da percepção de seus funcionários. De tal modo, foram abordados os principais conceitos de Recrutamento e Seleção, bem como as fontes de recrutamento comumente mais utilizadas, as técnicas de seleção e as contribuições que o processo seletivo pode trazer para as organizações. Quanto à caracterização desta pesquisa, tratou-se de um trabalho de abordagem quantitativa, cujo método utilizado foi o dedutivo e classificado como estudo caso. Sendo assim, os resultados mostraram que o hotel estudado utiliza regularmente das políticas de Recrutamento e Seleção, além de contar com um departamento de Recursos Humanos próprio, que possibilita um olhar atento a esta política de entrada de novos funcionários. Porém, se torna interessante para o hotel rever algumas das suas práticas, como a maneira de divulgação de suas oportunidades, a frequência na aplicabilidade de provas situacionais e as etapas de dinâmica em grupo para visar o aperfeiçoamento sobre os conhecimentos dos candidatos. Conclui-se que o hotel pesquisado apresenta uma política de Recrutamento e Seleção, porém, requer ajustes para não comprometer uma melhor qualidade de seu desempenho na organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales Batista de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto do DCSA/CCAE/UFPB

Elisângela Vieira da Silva Amaral, Universidade Federal da paraíba

Bacharel em hotelaria UFPB

Referências

Abeu, N. R. de. et al. (2014). E-recruitment no setor hoteleiro: cenário atual e potencialidades em Salvador e Maceió. Revista Perspectivas Contemporâneas, 9(2).

Araújo, S. F. de. & Ramos, A. S. M. (2002). Recrutamento on-line: estudo da percepção de utilização da internet em empresa de consultoria de recursos humanos. XXII encontro nacional de engenharia de produção. Curitiba.

Barreto, L. M. T. da S. & Lima, C. L. de. (2014). Gestão de pessoas na hotelaria: um estudo de caso no Hotel Ponta do Madeiro - Pipa/RN. Anais do XI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR, Fortaleza.

Brandão, J. M. F. (2011). Análise das Práticas de Gestão de Pessoas na Hotelaria: Um Estudo no Verdegreen Hotel, Em João Pessoa-PB. 129f. Monografia (Graduação em Hotelaria) – Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape.

Carvalho, F. C. D. de. Et al. (2015). A importância do processo de recrutamento e seleção nas organizações para redução do turnover. V Encontro Científico e Simpósio de Educação Unisalesiano: A pesquisa frente à inovação e o desenvolvimento sustentado. Lins: São Paulo.

Cervo, A. L., Bervian, P. A. & Da Silva, Roberto. (2007). Metodologia Científica. (6ª ed.). Editora Pearson.

Cazotto, E. M. de S., Cobero, C. & Daolio, L. A. (2016). Implantação do processo de recrutamento e seleção em um hotel no interior de São Paulo. XIII SEGET – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.

Chiavenato, I. (2008). Administração Geral e Pública. (2ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.

Chiavenato, I. (2014). Gestão de Pessoas, o Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações. (4ª ed.). Barueri, SP: Manole.

Duarte, V. M. do N. (2013). Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo: Saraiva.

Ferreira, S. F. & Soeira, F. dos S. (2013). A Importância do Recrutamento e Seleção de Pessoas Em Uma Empresa de Pequeno Porte do Setor de Móveis. Revista Eletrônica Diálogos Acadêmicos, 4(1), p. 46-56, JAN-JUN.

Ferreira Filho, F. B. (2013). Um Estudo Sobre a Eficiência do Processo de Seleção Interna do Banco do Nordeste do Brasil S.A (BNB) a Partir da Análise do Modelo de Seleção Por Competência. Faculdade 7 de Setembro. Fortaleza.

Ferreira, F. S. & Vargas, E. C. (2014). A importância do recrutamento e seleção de pessoas no contexto empresarial. Estação Científica – UNIFAP, 4(2). Macapá.

Freitas, H. et al. (2000). O Método de Pesquisa Survey. Revista de Administração, 35(3), 105-112, julho/setembro. São Paulo.

Gomes, T. C., Scherer, L. A. & Löbler, M. L. (2012). Uso das redes sociais virtuais no processo de recrutamento e seleção de pessoal: uma análise na perspectiva de profissionais de recursos humanos. Anais, SIMPOI.

Gonsalves, E. P. (2003). Conversas Sobre Iniciação à Pesquisa Cientifica. (3ª ed.). Campinas, SP: Alínea.

Hanashiro, D. M. M., Teixeira, M. L. M. & Zacarelli, L. M. (2007). Gestão do Fator Humano, Uma Visão Baseada em Stakeholders. São Paulo: Saraiva.

Knapik, J. (2008). Gestão de Pessoas e Talentos. Curitiba: Ibpex.

Lacombe, F. (2005). Recursos Humanos, Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva.

Marras, J. P. (2000). Administração de Recursos Humanos do Operacional ao Estratégico. (3ª ed.). São Paulo: Futura.

Marras, J. P. (2011). Administração de Recursos Humanos do Operacional ao Estratégico. 14. edição. São Paulo: Saraiva.

Peternelli, L. A. (2004). Estatística Descritiva. Capitulo 2. São Paulo: Editora Saraiva.

Pierry, F. (2006). Seleção por competências, o processo de identificação de competências individuais para recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoal. São Paulo: Vetor.

Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. de. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. (2ª ed.). Novo Hamburgo, RS: Feevale.

Santaella, L. A., Santos, A. E. G. & Rodrigues, J. L. K. (2014). A gestão de Recursos Humanos em empreendimentos do setor hoteleiro na cidade de Taubaté/São Paulo. X Congresso Nacional de Excelência em Gestão.

Vieira, A., Lima, C. H. Pereira & Pereira, G. B. (2007). Tradição e Modernidade nas práticas de recrutamento e seleção de pessoas em hospedagem. Revista Gestão e Planejamento, 8(2). Salvador.

Downloads

Publicado

14-06-2018

Como Citar

LIMA, T. B. de; AMARAL, E. V. da S. A percepção dos colaboradores de um hotel da capital paraibana sobre a política de recrutamento e seleção. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 6, n. 1, 2018. DOI: 10.21680/2357-8211.2018v6n1ID11426. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/11426. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos