As Relações entre Práticas de Recursos Humanos, Cultura Organizacional e Satisfação dos Hóspedes na Hotelaria
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n1ID32871Palavras-chave:
Práticas de Recursos Humanos, Cultura Organizacional, Satisfação dos Hóspedes, HotelariaResumo
A relação indivíduo-organização tem demonstrado sua importância cada vez mais reconhecida no campo organizacional, sendo também uma estratégia para tornar as empresas competitivas. O objetivo desta pesquisa é avaliar as relações entre as práticas de recursos humanos, a cultura organizacional e a satisfação dos hóspedes na hotelaria brasileira. O estudo é caracterizado como descritivo, com abordagem quantitativa, no qual foram aplicados questionários em 104 hotéis e resorts brasileiros. Os dados foram avaliados por meio de técnicas estatísticas de modelagem de equações estruturais. A pesquisa revelou uma relação positiva entre as práticas de recursos humanos, a cultura organizacional e a satisfação dos hóspedes. As práticas de recursos humanos contribuem para moldar a cultura organizacional e para, consequentemente, alcançar a satisfação dos hóspedes. Isolados os construtos não se relacionam com a satisfação dos hóspedes, sendo necessária a relação mútua para essa conquista, mostrando a interdependência entre as práticas de recursos humanos e a cultura organizacional. Os resultados permitiram compreender como funciona essa relação, de modo a auxiliar a gestão das organizações hoteleiras em prol dos resultados organizacionais, especialmente voltados para a satisfação dos hóspedes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).