As Relações entre Práticas de Recursos Humanos, Cultura Organizacional e Satisfação dos Hóspedes na Hotelaria

Autores

  • Samara Maria Aires da Câmara Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n1ID32871

Palavras-chave:

Práticas de Recursos Humanos, Cultura Organizacional, Satisfação dos Hóspedes, Hotelaria

Resumo

A relação indivíduo-organização tem demonstrado sua importância cada vez mais reconhecida no campo organizacional, sendo também uma estratégia para tornar as empresas competitivas. O objetivo desta pesquisa é avaliar as relações entre as práticas de recursos humanos, a cultura organizacional e a satisfação dos hóspedes na hotelaria brasileira. O estudo é caracterizado como descritivo, com abordagem quantitativa, no qual foram aplicados questionários em 104 hotéis e resorts brasileiros. Os dados foram avaliados por meio de técnicas estatísticas de modelagem de equações estruturais. A pesquisa revelou uma relação positiva entre as práticas de recursos humanos, a cultura organizacional e a satisfação dos hóspedes. As práticas de recursos humanos contribuem para moldar a cultura organizacional e para, consequentemente, alcançar a satisfação dos hóspedes. Isolados os construtos não se relacionam com a satisfação dos hóspedes, sendo necessária a relação mútua para essa conquista, mostrando a interdependência entre as práticas de recursos humanos e a cultura organizacional. Os resultados permitiram compreender como funciona essa relação, de modo a auxiliar a gestão das organizações hoteleiras em prol dos resultados organizacionais, especialmente voltados para a satisfação dos hóspedes.

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Biografia do Autor

Samara Maria Aires da Câmara, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal /RN, Brasil. E-mail: samaramaria_c@hotmail.com

Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Administração e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN.

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Publicado

08-02-2024

Como Citar

CÂMARA, S. M. A. da; BARRETO, L. M. T. da S. As Relações entre Práticas de Recursos Humanos, Cultura Organizacional e Satisfação dos Hóspedes na Hotelaria. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 108–131, 2024. DOI: 10.21680/2357-8211.2024v12n1ID32871. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/32871. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos