Fazendas, agricultura familiar e antigos engenhos de açúcar para viabilidade do turismo rural no litoral sul de Sergipe/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2017v5n2ID12371Palavras-chave:
Litoral Sul de Sergipe. Turismo Rural. Empreendedorismo. Viabilidade Econômica.Resumo
O presente estudo contemplou o processo de viabilidade do turismo rural no litoral sul de Sergipe, abragendo os municípios de Itaporanga D´Ajuda, Estância, Indiaroba e Santa Luzia do Itanhi. O objetivo da citada pesquisa foi analisar o potencial turístico da região. Nesse enfoque, inventariou a região que contempla os quatro municípios, espaços rurais que sejam potencialmente atraentes justificando uma visitação por parte dos turistas. Para estruturação do estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, digital, bem como, coleta de dados por meio da realização de pesquisa de campo com visitas técnicas para análise da região e registro fotográfico. Diante deste potencial facilmente associado ao tradicionalmente explorado turismo de sol e praia, esse presente trabalho, apresenta o desafio de incorporar os pequenos produtores e equipamentos de estabelecimento rurais com potencial turístico em novos roteiros que justifiquem a prática do turismo neste segmento.
Downloads
Referências
Aragão, I. R; Abadia, B & Tupinambá, K. (2010). Paradoxos entre Taipu de Fora e Taipu de Dentro/ APA de Maraú-Bahia: Turismo e identidade local. Revista Rosa dos Ventos, 2(2), 80-88. Caxias do Sul.
Bartholo, R; Sansolo, D. G & Bursztyn, I. (2009). Turismo de Base Comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras. Letra e Imagem. Rio de Janeiro.
Bovo, C. E. O; Logatto, E & Pimentel, M. (2006). Turismo rural e metodologia participativa – ferramentas eficientes para o trabalho da extensão rural em busca do DS. Anais do Congresso Internacional sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Susterntável. Santa Maria, RS: FACOS/UFSM, 167-174.
Brasil. (2002). Marcos conceituais. Ministério do Turismo. Recuperado em 14 de outubro, 2014 de http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Marcos_Conceituais.pdf. Brasília.
Brasil. (2007). Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Turismo. Revista Panorama do Turismo Rural e Agricultura Familiar. Brasília.
Brasil. (2008). Edital de Chamada Pública de Projetos Mtur/nº 001/2008 - Seleção de propostas de projetos para apoio às iniciativas de Turismo de Base Comunitária. Ministério do Turismo, Brasília.
Brasil. (2010a). Sinopse do censo demográfico. Recuperado em 11 de novembro, 2014, de http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?uf=28&dados=0.
Brasil. (2010b). Turismo rural: orientações básicas. (2ª ed.). Ministério do Turismo. Brasília.
Brasil. (2010c). Turismo cultural: orientações básicas. (3ª ed.). Ministério do Turismo. Brasília.
Candiotto, L. Z. P. (2013). O discurso da viabilidade do turismo rural na agricultura familiar: o papel do programa nacional do turismo rural na agricultura familiar (PNTRAF) e o papel do estado do Paraná no contexto. Revista de Cultura e Turismo, 7(2), 121-131. UESC, Ilhéus.
Loureiro, K. A. S. (1999). Arquitetura sergipana do açúcar. FUNCAJU, UNIT. Aracaju.
Mendonça, R. U. De & Silva, Mª. L. M. C. e. (2009). Sergipe panorâmico. (2ª ed.). UNIT, Aracaju.
Ruschmann, D. V. M. (1997). Turismo e planejamento sustentável, a proteção do meio ambiente. Papirus, Campinas. (Coleção Turismo).
Santana, R. B. de. (2011). Os espanhóis em Sergipe del Rey. Network, Aracaju.
Santos, A. L. S. M. (2011). Embates entre a cruz e a espada: caminhos da conversão jesuítica na conquista de Sergipe. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, 1-17.
Sergipe (2013). Atlas dos municípios sergipanos. Seplag, Observatório de Sergipe, Aracaju.
Silva, O. V. Da & Souza, L. P. M. de. (2010). Turismo rural como vetor de desevolvimento economico. Revista Científica Eletrônica do Curso de Bacharelado em Turismo, 7(13), FAHU/FAEF, Garça/SP, 1 - 5.
Yázigi, E. (2001). A alma do lugar: turismo, planejamento e cotidiano em litorais e montanhas. (2ª ed.). Contexto. São Paulo. Coleção Turismo.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).