Cultura e natureza: a viagem e o turismo como necessidades humanas

Autores

  • Silvio Lima Figueiredo Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido da Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém/PA, Brasil

Palavras-chave:

Cultura. Natureza. Viagem. Turismo.

Resumo

O artigo analisa os conceitos e práticas da viagem e do turismo baseado nas discussões sobre as características do fenômeno e de sua gênese. A viagem é então entendida a partir dos estudos da natureza e da cultura e como essas duas categorias se relacionam entre si, de acordo com os estudos antropológicos de Malinowski, Claude Levi-Strauss e Clifford Geertz. É evidenciada a interpretação da viagem como universal cultural, no entanto, nao se pode entendê-la como um aspecto da “natureza humana”. O turismo é entendido como um tipo de viagem cuja origem e características surgiram no mundo moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-12-2014

Como Citar

FIGUEIREDO, S. L. Cultura e natureza: a viagem e o turismo como necessidades humanas. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 2, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/6512. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)