Estágio profissional em turismo
um estudo com discentes de instituições de ensino superior atuantes no estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n1ID29525Palavras-chave:
Instituições de Ensino Superior, Formação Superior em Turismo, Mercado de Trabalho, EstágiosResumo
O artigo tem como objetivo geral analisar as expectativas dos alunos dos cursos de Turismo das faculdades públicas do Rio de Janeiro sobre os estágios realizados, de modo a estabelecer uma relação entre o estágio e a formação superior em Turismo dos universitários. Foi feita uma pesquisa quantitativa, do tipo survey, com coleta de dados primários online com 113 graduandos de faculdades Estaduais e Federais, além dos Institutos Federais, de Turismo do estado do Rio de Janeiro que estavam fazendo estágio ou já haviam finalizado. O questionário foi disponibilizado de 21 de fevereiro a 31 de março de 2019. Para avaliação dos dados alcançados, após a coleta, foram realizadas análises exploratórias e descritivas. Os resultados mais relevantes foram: a principal motivação para realizar o estágio é adquirir aprendizado e qualificar-se profissionalmente e a prática de atividades extracurriculares contribui para o ingresso no estágio. Como requisito indispensável para a realização dessa atividade, destaca-se o perfil de ser dinâmico e proativo. Nesse ambiente de qualificação, é possível a interação com diversos profissionais, além disso, há a troca de conhecimentos e experiência, e ampliar a visão de mercado. Para futuros estudos, sugere-se que seja feita uma pesquisa com empresas para entender as expectativas delas em relação ao estagiário. Assim, propõe-se incluir a percepção dos gestores de Turismo sobre os profissionais que desejam em seus negócios, assim como quais tipos de capacidades e competências técnicas são mais relevantes atualmente. Sugere-se também que uma pesquisa seja feita com estagiários de Turismo de todo o Brasil, para que a temática possa ser analisada mais profundamente e possa ser difundida nas Instituições de Ensino Superior e organizações turísticas, além de proporcionar contribuições teóricas e sua aplicação no desenvolvimento prático do mercado de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).