Estágio profissional em turismo

um estudo com discentes de instituições de ensino superior atuantes no estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Flora Thamiris Rodrigues Bittencourt Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Renan Ribeiro da Silva Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Deborah Moraes Zouain Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n1ID29525

Palavras-chave:

Instituições de Ensino Superior, Formação Superior em Turismo, Mercado de Trabalho, Estágios

Resumo

O artigo tem como objetivo geral analisar as expectativas dos alunos dos cursos de Turismo das faculdades públicas do Rio de Janeiro sobre os estágios realizados, de modo a estabelecer uma relação entre o estágio e a formação superior em Turismo dos universitários. Foi feita uma pesquisa quantitativa, do tipo survey, com coleta de dados primários online com 113 graduandos de faculdades Estaduais e Federais, além dos Institutos Federais, de Turismo do estado do Rio de Janeiro que estavam fazendo estágio ou já haviam finalizado. O questionário foi disponibilizado de 21 de fevereiro a 31 de março de 2019. Para avaliação dos dados alcançados, após a coleta, foram realizadas análises exploratórias e descritivas. Os resultados mais relevantes foram: a principal motivação para realizar o estágio é adquirir aprendizado e qualificar-se profissionalmente e a prática de atividades extracurriculares contribui para o ingresso no estágio. Como requisito indispensável para a realização dessa atividade, destaca-se o perfil de ser dinâmico e proativo. Nesse ambiente de qualificação, é possível a interação com diversos profissionais, além disso, há a troca de conhecimentos e experiência, e ampliar a visão de mercado. Para futuros estudos, sugere-se que seja feita uma pesquisa com empresas para entender as expectativas delas em relação ao estagiário. Assim, propõe-se incluir a percepção dos gestores de Turismo sobre os profissionais que desejam em seus negócios, assim como quais tipos de capacidades e competências técnicas são mais relevantes atualmente. Sugere-se também que uma pesquisa seja feita com estagiários de Turismo de todo o Brasil, para que a temática possa ser analisada mais profundamente e possa ser difundida nas Instituições de Ensino Superior e organizações turísticas, além de proporcionar contribuições teóricas e sua aplicação no desenvolvimento prático do mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flora Thamiris Rodrigues Bittencourt, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade do Grande Rio (PPGA/UNIGRANRIO). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio.

Renan Ribeiro da Silva, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade do Grande Rio (PPGA-UNIGRANRIO). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio.

Deborah Moraes Zouain, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Grande Rio (PPGA-UNIGRANRIO). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio.

Downloads

Publicado

08-02-2024

Como Citar

BITTENCOURT, F. T. R.; SILVA, R. R. da; ZOUAIN, D. M. Estágio profissional em turismo: um estudo com discentes de instituições de ensino superior atuantes no estado do Rio de Janeiro. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 61–84, 2024. DOI: 10.21680/2357-8211.2024v12n1ID29525. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/29525. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos