Doces regionais, identidade e tradição

Um estudo com as doceiras do Seridó/RN

Autores

  • Josemery Araújo Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Juliana Taline Gomes Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n3ID31128

Palavras-chave:

Doces, Identidade, Tradição, Seridó Potiguar

Resumo

O artigo consiste numa análise da gastronomia regional, mais precisamente, com enfoque nas doceiras tradicionais, na cultura e como esse elemento pode se constituir como incitação turística na região do Seridó/RN. Com isso, o objetivo do estudo se qualifica em analisar como a confeitaria regional do Seridó, no Rio Grande do Norte, se constitui como parte da cultura e identidade local. Para tanto, buscou-se captar a visão das doceiras em seus conhecimentos para um resgate histórico e cultural de produção com seus ascendentes e descendentes; identificar a valorização e reconhecimento dos doces na perspectiva da população seridoense, além de visualizar a incitação turística da região e por fim, analisar o potencial dos doces como produto da cultura seridoense, na visão dos idealizadores do “1º Encontro das doceiras do Seridó”. É uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritiva, de forma a examinar as especificidades do objeto de estudo. Os dados foram obtidos por pesquisa bibliográfica e coleta in loco com entrevistas semiestruturadas e questionários. A análise foi feita por representações gráficas e análise dos resultados que indicam que doces como o chouriço e filhós, passados como herança aos atuais doceiros, remetem à memória dos entrevistados, sendo classificados como os que mais representam o Seridó. Conclui-se que os doces da região são tidos como símbolo cultural gastronômico, uma memória que deve ser preservada e valorizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josemery Araújo Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Recursos Naturais. Mestre e Graduada em Turismo. Professora do curso de turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal/RN, Brasil. 

Juliana Taline Gomes Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal/RN, Brasil. Técnica em Guia de Turismo pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

04-09-2023

Como Citar

ALVES, J. A.; TALINE GOMES DANTAS, J. . Doces regionais, identidade e tradição : Um estudo com as doceiras do Seridó/RN. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 424–442, 2023. DOI: 10.21680/2357-8211.2023v11n3ID31128. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/31128. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos