Lazer e a expansão dos serviços no litoral sul Potiguar

Autores

  • Elizângela Justino Oliveira Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Maria Aparecida Pontes da Fonseca Professora Dra. do Departamento de Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Palavras-chave:

Lazer, Setor de serviços, Sazonalidade, Litoral sul potiguar.

Resumo

O lazer imprime no espaço uma dinâmica econômica com especificidades que está diretamente relacionada à sazonalidade característica das áreas que são destinadas para esse fim. Este trabalho será desenvolvido com o objetivo de analisar a dinâmica do setor de serviços implantados no litoral de Parnamirim e Nísia Floresta-RN para atender as necessidades de turistas e usuário de segunda residência, a partir da sua caracterização, da flexibilidade do funcionamento destes e dos fluxos, decorrente da sazonalidade inerente às áreas de desenvolvimento do turismo. A realização da pesquisa contou com os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento de dados em órgãos e instituições governamentais (IBGE, SETUR/RN, Prefeitura Municipal); levantamento, georreferenciamento e mapeamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços; registros fotográficos; e realização de entrevistas com 98 empresários dos segmentos comercial e de serviço. Os resultados indicaram que houve crescimento dos comércios e serviços à medida que houve a expansão do lazer no litoral analisado, e que sua dinâmica de funcionamento e dos fluxos que convergem para esta área são regidos pela sazonalidade. O estudo concluiu que apesar de ter ocorrido o crescimento dos comércios e serviços decorrente da expansão do lazer, a economia local é bastante fragilizada devido a sazonalidade e a centralidade de Natal, que embora impulsione os fluxos dos municípios analisados, também inibe o crescimento de comércios e serviços na área.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Baudrillard, J. (2010). A sociedade do consumo. Biblioteca Nacional de Portugal: Arte e comunicação, p.121-252.

Cruz, R. C. A. da. (2001). Introdução à Geografia do Turismo. São Paulo: Rocca.

Fonseca, M. A. P. da. (2005). Políticas públicas de turismo e produção do espaço. A centralidade de Natal no espaço turístico potiguar. Vivência 1(29), p. 225-238.

Fonseca, M. A. P. da. (2011). Turismo e divisão territorial do trabalho no Polo Costa do Sol/RJ. Mercator, 10(21), p. 103-120.

Harvey, D. (2005). A produção capitalista do espaço. (C. Szlak, Trad.). São Paulo: Annablume. (obra original publicada em 2001).

Harvey, D. (2010a). Condição pós-moderna. (19ª ed.). (A. U. Sobral & M. S. Gonçalves, Trad.). São Paulo: Edições Loyola, 1992. (Obra original publicada em 1989).

Harvey, D. (2010b). O novo imperialismo. (4ª ed.). (A. U. Sobral & M. S. Gonçalves, Trad.). São Paulo: Edições Loyola. (Obra original publicada em 2003).

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010). Censo demográfico de 2010. Recuperado em 18 de outubro, 2010, de http://www.ibge.gov.br/servidor_arquivos_est/.

Kon, A. (1999). Sobre as atividades de Serviços: revendo conceitos e tipologias. Revista de Economia Política, 19(2), 64-83.

Lipietz, A. (1988). O capital e seu espaço. São Paulo: Nobel. (coleção espaços).

Colás, J. L. (2003). La residencia secundaria en España: estúdio territorial de uso y tenencia. Tese de doutorado, Universitat Autônoma de Barcelona, Barcelona, Espanha.

Offe, C. (1991). Trabalho e sociedade: problemas estruturais e perspectivas para o futuro da sociedade do trabalho. (vol. II, 180p.). (G. Bayer & M. Martincic, Trad.). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. (Obra original publicada em 1984).

Oliveira, E. J. de. (2013). Lazer e urbanização: a dinâmica do setor de serviços no litoral de Parnamirim e Nísia Floresta. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Sanchez, J. E. (1991). Espacio, economia y sociedad. Madrid: Siglo XXI.

Santos, M. (2008) Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 6ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Tulik, O. (2001). Turismo e meios de hospedagem: casas de temporada. São Paulo: Roca.

Urry, J. (1991). O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. (2ª ed). (C. E. M. de Moura, Trad.) São Paulo: Studio Nobre – SESC. (Obra original publicada em 1990)

Downloads

Publicado

01-07-2014

Como Citar

OLIVEIRA, E. J.; FONSECA, M. A. P. da. Lazer e a expansão dos serviços no litoral sul Potiguar. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 2, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/5406. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos