Análise do consumo dos turistas otaku a partir da teoria da hipermodernidade
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n3ID31604Palavras-chave:
Turismo Otaku, Consumo, HipermodernidadeResumo
O turismo otaku, uma vertente pouco explorada do mercado turístico nacional, engloba jovens consumidores ávidos das mídias do pop japonês, como animações (animês), histórias em quadrinhos (mangás) e cosplays. Esses entusiastas se dedicam intensamente a esses produtos, a ponto de embarcarem em viagens nacionais e internacionais em busca de aprimorar suas experiências de consumo. Desse modo, objetivamos refletir acerca do consumo do turista otaku no contexto da teoria da hipermodernidade. Em termos metodológicos, este artigo caracteriza-se como qualitativo, feito por meio de revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas em formato on-line, aplicadas em 2021, com nove pessoas que já realizaram turismo focado na cultura pop japonesa. A pesquisa destaca aspectos emocionais e subjetivos do consumo realizado por esses turistas, sendo o hedonismo, a juvenilização e o ludismo axiomas importantes presentes na relação.
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