O Rally dos sertões na praia da PIPA/RN
Possibilidades de fomento e impactos a partir da percepção dos user` s experience
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2025v13n2ID31534Palavras-chave:
Eventos, Rally dos Sertões, Impactos, Pipa/RNResumo
A pesquisa investigou o evento esportivo nacional "Rally dos Sertões", que teve uma edição inédita através de roteiro exclusivo pelo Nordeste, com largada na Praia da Pipa/Tibau do Sul-RN, em agosto de 2021. O objetivo geral era conhecer o perfil do público do Rally dos Sertões e os impactos econômicos no destino Pipa/RN. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) caracterizar o perfil e a organização da viagem dos hóspedes de Pipa no período da realização do Rally dos Sertões; b) verificar a influência do evento na estadia em Pipa e c) levantar o gasto médio dos turistas em Pipa/RN durante o período do evento. A amostra foi não probabilística, por conveniência, com aplicação dos formulários estruturados nos meios de hospedagem localizados em Pipa, garantindo assim que os entrevistados, por estarem hospedados no destino, não fossem excursionistas ou residentes. A partir da pesquisa de campo realizada, 134 respostas foram coletadas. O estudo detectou que os entrevistados são em sua maioria turistas domésticos realizando viagem regional, e que visitaram Pipa para o lazer, sem ter o evento Rally dos Sertões como principal motivador da viagem. É relevante considerar os altos investimentos públicos destinados para captar esse evento, já que os retornos do evento esportivo não alcançaram as expectativas iniciais. Dessa forma, constata-se a necessidade de avaliar como os investimentos públicos poderiam ser melhor aplicados, escolhendo tipologia de eventos mais adequados ao destino e com estudo de viabilidade da proposta.
Downloads
Referências
Agha, N., & Taks, M. (2015). A theoretical comparison of the economic impact of large and small events. International Journal of Sport Finance, 10(3), 199-216.
Barbosa, F. S. (2015) Planejamento estratégico para eventos: um estudo de caso das estratégias de marketing utilizadas para a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul/RS. Revista de Cultura e Turismo, 14, 87-104.
Bell, B., & Gallimore, K. (2015). Embracing the games? Leverage and legacy of London 2012 Olympics at the sub-regional level by means of strategic partnerships. Leisure Studies, 34(6), 720-741.
Guimarães, A. F, & Tadini, R.F. (2013) Eventos. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ.
Gomez, M. C. O., Pérez, W. G., & Ospina, D. E. R. (2014) La imagen y la expectativa frente a la realidad de Villavicencio como destino turístico. ORINOQUIA - Universidad de los Llanos - Villavicencio, Meta, Colombia. 18 (2).
Horne, J., & Whannel, G. (2016). Understanding the Olympics. Nova Iorque: Routledge.
Lima, E., Maia, T. S. T., Lobosco, A., & Moraes, M. B. de. (2016). Megaeventos Esportivos Frente a Pequenos Eventos: Reflexões Considerando-Se a Realidade Brasileira Recente. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 5(3), 89–110. https://doi.org/10.5585/podium.v5i3.202
Lohmann, G., & Panosso N. A. (2008) Teoria do turismo: modelos, conceitos e sistemas. São Paulo: Aleph.
Matias, M. (2010) Organização de eventos: procedimentos e técnicas.- 5.ed. Barueri, Sp: Manole.
Mondo, T. S., & Fiates, G. G. S. (2015) Qualidade de serviços em atrativos turísticos: um estudo da percepção dos turistas de Florianópolis - SC - Brasil. Revista Turismo em Análise, 26(01), DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i1p112-138
Monteiro, J. E. D,, & Marques, O. R. B. (2015). A Jornada Mundial da Juventude de 2013: os impactos econômicos dos gastos dos peregrinos na cidade do Rio de Janeiro. Tourism & Management Studies, 11(2), 71-77 DOI: 10.18089/tms.2015.11209
Rally dos Sertões. Histórico do evento. Disponível em: https://sertoes.com/historico-sertoes/. Acesso 12 de maio 2022.&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 16 maio 2022. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v18n2.p300-326.
Scalabrini, E. C. B., & Dalonso, Y. S. (2018) Impactos Dos Eventos Em Destinos Turísticos. Revista Turismo em Análise- RTA/ ECA-USP, 29 (2), p. 332-348. ISSN: 1984-4867.
Kesenne, S. (2012). The economic impact, costs and benefits of the FIFA World Cup and the Olympic Games: who wins, who loses? International handbook on the economics of mega sporting events, 270.
Vargas, H.C. (2017) Quem lucra com os megaeventos? In: Megaeventos e intervenções urbanas. Ricardo Alexandre Paiva (org.).- Barueri, SP: Manole.
Veal, A.J. (2010). Leisure, Sport and Tourism, Politics, Policy and Planning. 3ª ed. CABI. 470 p.
VIRGINIO, D. F., MOREIRA, Y. S., LIMA, P. M. P., & CHACON, L. S.(2019). Interface entre municípios, Turismo e eventos: Um olhar para a Microrregião do Litoral Sul Potiguar e impactos possíveis. Revista de Turismo Contemporâneo, 7(1), 49-70. https://doi.org/10.21680/2357-8211.2019v7n1ID16931
Zanella, L. C. (2010) Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização.- 4ª ed.- 2ª reimpr- São Paulo: Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Turismo Contemporâneo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
![]()



