Atuação Institucional do Desenvolvimento do Turismo Cinematográfico
uma análise da região Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n2ID34690Palavras-chave:
Turismo cinematográfico, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Estratégias e açõesResumo
Produções audiovisuais como filmes, séries, novelas, etc. atuam como ferramenta de divulgação da imagem de destinos e canalizador de potenciais turistas que desejam conhecer as locações e atrativos turísticos que foram utilizadas nas gravações, fazendo emergir o turismo cinematográfico. A região sul do Brasil, vem se destacando por ser palco para produções audiovisuais a nível nacional, no entanto, não há estudos que englobem quais desses destinos turísticos desenvolvem o turismo cinematográfico e como essa atividade é administrada pelas OGD. Desta forma, este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do turismo cinematográfico nos destinos que serviram de locação para produções audiovisuais nacionais na região sul do Brasil para então compreender se esta atividade movimenta a economia local. Os procedimentos metodológicos envolvem a pesquisa exploratória e descritiva contemplando a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi adotado a entrevista semiestruturada com gestores do turismo. Para operacionalizar os dados coletados, foram adotadas as etapas propostas por Melo (2021) e Melo e Körössy (2022) que identifica quais estratégias e ações devem ser desempenhadas pelos destinos para desenvolver o turismo cinematográfico. Como resultado, identificou-se que mesmo sendo cenário para produções audiovisuais, as cidades pesquisadas tem outros segmentos turísticos como prioridade de sustentabilidade local. Sendo assim, para o desenvolvimento do turismo cinematográfico é essencial que as OGD, setor audiovisual, trade turístico e população local tragam o tema para o centro dos debates e trabalhem em sinergia para beneficiar todos os envolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).