Cooperação no turismo náutico sob a perspectiva de cluster

estudo a partir de Florianópolis (SC), Brasil

Autores

  • Karina Baldanca Universidade do Vale do Itajaí
  • Ana Paula Lisboa Sohn Univali - Universidade do Vale do Itajaí
  • Francisco Antônio dos Anjos Univali - Universidade do Vale do Itajaí
  • Marcos Arnhold Junior Univali - Universidade do Vale do Itajaí
  • Filipa Maria Lisardo Dionisio Vieira Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2025v13n3ID39810

Palavras-chave:

Cooperação, Cluster turístico, Turismo náutico, Florianópolis

Resumo

Essa pesquisa objetiva analisar como se configura a cooperação interorganizacional no segmento náutico de Florianópolis sob a perspectiva da teoria de clusters turísticos, identificando suas práticas, desafios e potencialidades para o fortalecimento da competitividade e da sustentabilidade do destino. O método da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo foi utilizado a partir da aplicação de um roteiro de entrevista com os atores envolvidos no segmento náutico. O potencial para o desenvolvimento existe e os atores têm consciência das vantagens da formação do cluster turístico. Entretanto, sua implementação enfrenta desafios. Isso inclui dificuldades na efetivação de ações colaborativas, justificada pela falta de uma organização central ou de uma liderança reconhecida pelos atores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agência Sebrae Santa Catarina. (2024, August 24). Turismo impulsiona a economia catarinense e Sebrae/SC amplia investimentos no setor. https://sc.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/turismo-impulsiona-economia-catarinense-e-sebrae-sc-amplia-investimentos-no-setor

Amaral, M. C. (2014). Importância da cooperação e das redes no desenvolvimento do turismo: O caso do Baixo Alentejo (Portugal). Tourism and Hospitality International Journal, 2(1), 56-72.

Argote, L., & Ingram, P. (2000). Knowledge transfer: A basis for competitive advantage in firms. Organizational behavior and human decision processes, 82(1), 150-169.

Baldança, K. (2024). Turismo náutico e desenvolvimento regional: uma análise das potencialidades de Florianópolis [Dissertação de mestrado, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI].

Baggio, R., Scott, N., & Cooper, C. (2010). Network science: A review focused on tourism. Annals of Tourism Research, 37(3), 802-827.

Beni, M. C. (2012). Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão: desenvolvimento regional, rede de produção e clusters. Editora Manole.

Borkowska-Niszczota, M. (2015). Tourism clusters in Eastern Poland-analysis of selected aspects of the operation. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 213, 957-964.

Bozhko, L. L., Leskova, L. G., & Mukumov, A. A. (2021). Prerequisites for the creation of a tourism cluster in the Kostanay region. R-Economy. 2021. Vol. 7. Iss. 2, 7(2), 111-122.

Brasil. Ministério do Turismo. (2021). Turismo em águas – texto base para discussão. Brasília/DF: MTUR, 2021. Available at https://turismonautico.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/TURISMO-PELAS-AGUAS-Texto-Base-para-Discussao-2.pdf

Carner, F. (2001). “Encadenamientos generados por el sector turismo”, (document prepared for the Meeting of Experts on Tourism in Central America and the Caribbean: a conceptual vision, ECLAC, Mexico City, Mexico, October 11).

Chim-Miki, A. F., Medina-Brito, P., & Batista-Canino, R. M. (2020). Integrated management in tourism: The role of coopetition. Tourism Planning & Development, 17(2), 127-146.

Cunha, S. K. D., & Cunha, J. C. D. (2005). Tourism cluster competitiveness and sustainability: proposal for a systemic model to measure the impact of tourism on local development. BAR-Brazilian Administration Review, 2, 47-62.

Doçaj, X., Domi, S., Terpollari, A., & Kadiu, E. (2018). Tourism Clusters, Characteristics, Principles and Developing Theory. European Journal of Marketing and Economics, 1(3), 39-43.

Ferreira, J. J., & Estevao, C. (2009). Regional competitiveness of a tourism cluster: A conceptual model proposal. Encontros científicos – Tourism & management studies, 37-51.

Figueiredo, M. Z., Chiari, B. M., & de Goulart, B. N. (2013). Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Distúrbios da Comunicação, 25(1).

Flores, S. S., Farias, C., Andrade, G., & Russi, M. T. (2016). Competitive and innovation factors in wine tourism clusters: A comparative study between consolidated and emerging regions in Brazil and Uruguay/Factores de competitividad e innovación en clusters enoturísticos: Un estudio comparativo entre las regiones consolidadas y emergentes en Brasil y Uruguay. BIO Web of Conferences (Vol. 7, p. 03024). EDP Sciences.

Flórez, J. S. O., Cancino, S. E., & Escalante, G. O. C. (2020). Potencialidad del clúster turístico en el municipio de Pamplona, región nororiental de Colombia. Anuario Turismo y Sociedad, (26), 111-125.

Golovkova, L. S., & Yuhnovska, Y. O. (2019). The development of the tourist sphere of Ukraine and Zaporizhzha region based on the cluster approach. Journal of Geology, Geography and Geoecology, 28(4), 640-648.

Goode, W. J. & Hatt, P. K. (1979). Métodos em pesquisa social. 7.ed. São Paulo: Ed. Nacional.

Gorbunov, A. P., Burnyasheva, L. A., & Gazgireeva, L. H. (2017). The Republic of Crimea: Tourist cluster as an organizational-Economic management mechanism for the formation and development of innovative potential. ВЕСТНИК, 182.

Gulati, R. (1998). Alliances and networks. Strategic Management Journal. 19 (4), 293-317.

Hernández-Barahona, J., Mateo, T., Gil-López, Á., & San Román, E. (2023). Collective Entrepreneurship in the Spanish Hotel Industry: The Internationalization of a Domestic Cluster. Collective Entrepreneurship in the Contemporary European Services Industries: A Long Term Approach (pp. 11-28). Emerald Publishing Limited.

Hoffmann, S., Deppisch, T., Fontanari, M., & Traskevich, A. (2023). Creating cooperative value for destination resilience. Tourism Management Perspectives, 48, 101160.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2021). Produto Interno Bruto dos Municípios de 2021. Rio de Janeiro: IBGE. Available at: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/pesquisa/40/78187?tipo=ranking&indicador=78199

Inkpen, A. C., & Tsang, E. W. (2005). Social capital, networks, and knowledge transfer. Academy of Management Review, 30(1), 146-165.

Ivanić, K., Perić Hadžić, A., & Mohović, Đ. (2018). Nautical tourism: Generator of Croatian economy development. Pomorstvo, 32(1), 59-66.

Jackson, J. (2006). Developing regional tourism in China: The potential for activating business clusters in a socialist market economy. Tourism Management, 27(4), 695-706.

Jackson, J., Houghton, M., Russell, R., & Triandos, P. (2005). Innovations in measuring economic impacts of regional festivals: A do-it-yourself kit. Journal of travel research, 43(4), 360-367.

Jin, X., Weber, K., & Bauer, T. (2012). Impact of clusters on exhibition destination attractiveness: Evidence from Mainland China. Tourism Management, 33(6), 1429-1439.

Jovanovic, T., Dragin, A., Armenski, T., Pavic, D., & Davidovic, N. (2013). What demotivates the tourist? Constraining factors of nautical tourism. Journal of Travel & Tourism Marketing, 30(8), 858-872.

Lefèvre, F., & Lefèvre, A. M. C. (2003). O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos) (pp. 256-256).

Lefevre, F., & Lefevre, A. M. C. (2006). O sujeito coletivo que fala. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 10, 517-524.

Lins, H. N. (2000). Florianópolis, cluster turístico?. Revista Turismo em análise, 11(2), 55-70.

Lipianin-Zontek, E., & Zontek, Z. (2017). Co-operation between tourism enterprises as the source of new tourism product creation. ToSEE–Tourism in Southern and Eastern Europe, 4, 307-319.

Lopes Souto Maior-Cabanne, C., Melo Silva Luft, M. C., & França de Abreu, A. (2020). ECONOMÍA COLABORATIVA EN TURISMO Estudio comparativo de modelos de negocio entre empresas tradicionales y de turismo colaborativo. Estudios y perspectivas en turismo, 29(3), 690-708.

Maior, A. P. S., & Costa, H. A. (2006). Sistemas produtivos locais em turismo: relacionamentos estratégicos e aglomeração territorial como vantagens competitivas. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, 1(1).

Martins, C., Fiates, G. G. S., Mussi, C., Casagrande, J. L., & Nagaoka, M. D. P. T. (2022). Ações coletivas entre agentes dos clusters de turismo e de tecnologia de Florianópolis/SC: uma análise dos condicionantes de governança territorial. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, (12), 26.

Miller, M. M., & Gibson, L. J. (2005). Cluster-based development in the tourism industry: putting practice into theory. Applied Research in Economic Development, 2(2), 47-63.

Mirčetić, V., Vukotić, S., & Cvijanović, D. (2019). The concept of business clusters and its impact on tourism business improvement. Економика пољопривреде, 66(3), 851-868.

Moreno, M. J., & Otamendi, F. J. (2017). Fostering nautical tourism in the Balearic Islands. Sustainability, 9(12), 2215.

Novelli, M., Schmitz, B., & Spencer, T. (2006). Networks, clusters and innovation in tourism: A UK experience. Tourism management, 27(6), 1141-1152.

Pakhalov, A. M., & Saks, D. G. (2020). Networking of Small Tourist Destinations: Evidence from Russia. In Cultural and Tourism Innovation in the Digital Era: Sixth International IACuDiT Conference, Athens 2019 (pp. 381-391). Springer International Publishing.

Patton, M. Q. (2005). Qualitative research. Encyclopedia of statistics in behavioral science. John Wiley Sons, Ltd.

Perles-Ribes, J. F., Rodríguez-Sánchez, I., & Ramón-Rodríguez, A. B. (2017). Is a cluster a necessary condition for success? The case of Benidorm. Current Issues in Tourism, 20(15), 1575-1603.

Porter, M. E. (1998). Clusters and the new economics of competition. Boston: Harvard Business Review.

Prefeitura Municipal de Florianópolis. (2022). Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Edital de credenciamento: novas atividades de turismo náutico envolvendo embarcações no município de Florianópolis. Florianópolis, 2022, 9p. Available at https://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/10_02_2022_15.58.12.750d5e27e1628f2419aefa938e71455e.pdf

Presenza, A., & Cipollina, M. (2010). Analysing tourism stakeholders networks. Tourism Review, 65(4), 17-30.

Rosenfeld, S. A. (1997). Bringing business clusters into the mainstream of economic development. European planning studies, 5(1), 3-23.

Roslyakova, N., & Dorofeyeva, L. (2023). Environmental tourism potential of the Arctic regions of Russia. E3S Web of Conferences (Vol. 378, p. 06019). EDP Sciences.

Selltiz, C., Wrightsman, L. S., & Cook, S. W. (2005). Métodos de pesquisa nas relações sociais: medidas na pesquisa social. São Paulo: EPU.

Silva, D. L. B. D., Hoffmann, V. E., & Costa, H. A. (2020). Confiança em redes de cooperação do turismo: análise de seu papel e elementos vinculados em Parnaíba, Piauí, Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 14, 9-29.

Sohn, A. P. L., Silvestrini, C., Fiuza, T. F., Limberger, P. F. (2017). Os elementos que caracterizam o Cluster Turístico. Rev. Bras. Pesq. Tur. São Paulo, 11(1), 154-174.

Sohn, A. P., & Beni, M. C. (2023). Tourism cluster: concepts, characteristics and models of analysis. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 17, e-2798.

de Sousa Castel, H. M. P., & Amaral, B. (2017). A Importância do Turismo Náutico Para a Ilha do Faial (Master's thesis, Instituto Politecnico de Viseu (Portugal)).

Speldekamp, D., Saka‐Helmhout, A., & Knoben, J. (2020). Reconciling perspectives on clusters: An integrative review and research agenda. International Journal of Management Reviews, 22(1), 75-98.

Teixeira, F. R., Vieira, F. D., & Mayr, L. R. (2019). Turismo de Base Comunitária: uma abordagem na perspectiva da análise de clusters. Turismo: Visão e Ação, 21(2), 02-21.

Tomazzoni, E. L., & Costa, J. S. (2015). Ações estratégicas e visões dos atores do cluster de turismo da cidade de São Paulo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 9(1), 3-21.

Utami, D. D., Dhewanto, W., & Lestari, Y. D. (2023). Rural tourism entrepreneurship success factors for sustainable tourism village: Evidence from Indonesia. Cogent Business & Management, 10(1), 2180845.

Varela, D. M., de Souza Ferraz, S. F., & Paiva, L. E. B. (2021). REDE DE COOPERAÇÃO INTERORGANIZACIONAL NO TRADE TURÍSTICO DE TARRAFAL DE SANTIAGO (CABO VERDE). Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, 12(1).

Vergara, S. C. (2006). Projetos e relatórios de pesquisa. São Paulo: Atlas, 34, 38.

Verschoore Filho, J. R. S. (2006). REDES DE COOPERAÇÃO INTERORGANIZACIONAIS: A Identificação de Atributos e Benefícios para um Modelo de Gestão. (Tese de doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Repositório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://lume.ufrgs.br/handle/10183/6567

Vieira, D. P., Reyes, E., & Vásquez, P. L. A. (2023). A influência dos relacionamentos interorganizacionais no desempenho de empresas hoteleiras–evidências de destinos peruanos. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 17, e-2739.

Zharkenova, B., Mukanov, A., Mussina, K., Mutaliyeva, L., Sagatbayev, Y., & Pashkov, S. (2023). Branding of tourist cluster systems: case of Almaty Mountain cluster in the Republic of Kazakhstan. GeoJournal of Tourism and Geosites, 49(3), 1152-1164.

Shin, H. H., Kim, J., & Jeong, M. (2023). Memorable tourism experience at smart tourism destinations: Do travelers' residential tourism clusters matter?. Tourism Management Perspectives, 46, 101103.

Pan, X., Rasouli, S., & Timmermans, H. (2021). Investigating tourist destination choice: Effect of destination image from social network members. Tourism Management, 83, 104217.

Orlov, A. K., & Kankhva, V. S. (2021). Lean construction concept used to develop infrastructure facilities for tourism clusters. Buildings, 12(1), 23.

Tsviliy, S. M., Ogloblina, V. O., Demko, V. S., Pavliuk, A. A., & Pisetskyi, M. M. (2023). Potential of international cooperation of Ukraine in the geoeconomic space of the tourist industry. GeoJournal of Tourism and Geosites, 49(3), 946-961.

Kataya, A. (2021). Theoretic issues on the role of tourism clusters in regional development. Revista de Management Comparat Internațional, 22(3), 321-337.

Downloads

Publicado

27-11-2025

Como Citar

BALDANCA, Karina; LISBOA SOHN, Ana Paula; DOS ANJOS, Francisco Antônio; ARNHOLD JUNIOR, Marcos; LISARDO DIONISIO VIEIRA, Filipa Maria. Cooperação no turismo náutico sob a perspectiva de cluster: estudo a partir de Florianópolis (SC), Brasil. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1178–1201, 2025. DOI: 10.21680/2357-8211.2025v13n3ID39810. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/39810. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.