O Turismo sustentável na percepção do viajante Gaúcho
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n2ID7846Palavras-chave:
Turismo sustentável, Sustentabilidade, Hábitos de consumo, ClienteResumo
Sustentabilidade é um tema recorrente no século XX. No caso do setor de Turismo, também se mostra uma preocupação, entretanto, verifica-se que não há um consenso sobre o conceito de turismo sustentável. As pesquisas realizadas sobre o tema restringem-se à dimensão dos fornecedores/prestadores de serviço, sendo que o tema foi pouco estudado na perspectiva do cliente/viajante. A partir desta contextualização, este trabalho tem como questões norteadoras: os potenciais clientes dos serviços de turismo estão considerando em suas decisões a questão da sustentabilidade ao planejarem suas viagens turísticas? Os potenciais clientes percebem a sustentabilidade como um diferencial das organizações que atuam no ramo de turismo? O objetivo desta pesquisa foi identificar hábitos relacionados ao comportamento do cliente de viagens a turismo, especialmente com enfoque no turismo sustentável. A metodologia de pesquisa foi o levantamento (survey). Por meio dos resultados, percebe-se que o Turismo Sustentável ainda não é visto de forma clara pelos viajantes e que nem sempre são consideradas atitudes de caráter sustentável quando do planejamento e realização de viagens a turismo.
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