Políticas fiscais como instrumento de redução da desigualdade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2017v10n2ID14790

Palavras-chave:

Justiça social, Desenvolvimento nacional, Política fiscal

Resumo

O presente artigo analisa o importante papel das políticas fiscais como um instrumento de redução das desigualdades sociais, demonstrando, em um primeiro momento, o modelo de produção capitalista e os desafios do Estado democrático de direito, vez que, através de políticas fiscais, o Estado, atua a serviço do desenvolvimento social e econômico. O estudo busca refletir sobre a economia de mercado no mundo globalizado, considerando seus pontos positivos e negativos e evidenciando a importância do modo de produção capitalista para o modelo econômico atual. Em um segundo momento, aborda, como
pressuposto das atividades estatais, o desenvolvimento da política social através das políticas monetárias e fiscais, como uma obrigação e dever para com a sociedade, com o escopo de reduzir as desigualdades sociais, respeitando a coletividade, contribuindo efetivamente no desenvolvimento nacional. Por derradeiro, como resultado desse estudo, chegou-se à conclusão que através da implementação de políticas fiscais, por meio da tributação, o Estado ao equilibrar às receitas e despesas através do planejamento orçamentário, têm compromisso complementar às políticas do Estado, uma vez que as receitas lucrativas e ações sociais não são contrárias, o que representa uma evolução do cenário nacional, política fiscal em harmonia com o ordenamento econômico e financeiro, visando o cumprimento do disposto no texto constitucional. O método de
abordagem utilizado foi o dedutivo, combinado com a pesquisa
bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Aparecida de Medeiros, Universidade de Marília

Mestranda em Direito pela Universidade de Marília (UNIMAR). Pós-graduada em Direito Civil e Processo. Civil pela Universidade Católica Dom Bosco. Professora da Universidade Luterana do Brasil (ILES/ULBRA).

Marisa Rossignoli, Universidade de Marília

Doutora em Educação (Política e Gestão) pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestre em
Economia (Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Programa de
Mestrado e Doutorado em Direito da (UNIMAR).

Referências

BONAVIDES, Paulo. A teoria do Estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1980, p.91.

BUCCI, Maria Paula Dallari. O conceito de política pública em direito. In: Políticas Públicas. Reflexões sobre o Conceito Jurídico. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 39.

COSTA, Regina Helena. Curso de Direito Tributário: Constituição e Código Tributário Nacional. São Paulo: Saraiva. 2009. p. 48

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito tributário. 21. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 254 e 255.

DOMINGOS. Terezinha de Oliveira; CUNHA. Leandro Reinaldo da. A Tributação como Instrumento de Concretização da Dignidade da Pessoa Humana em Face do Desenvolvimento. Disponível em:

http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=154aa6866aefb6f8>Acesso em: 25 jun. 2017.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. 26 ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

FERRAJOLI, Luigi. A soberania no mundo moderno: nascimento e crise do Estado Nacional. Tradução de Carlo Coccioli, Márcio Lauria Filho; Revisão de tradução Karina Jannini. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição Federal de 1988. 10 ed. Malheiros. São Paulo. 2005.

GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. Tradução de Maria Luiza C. de A. Borges. 6 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

HUNT. E.K. História do Pensamento Econômico. Tradução José Ricardo Brandão Azevedo, Maria José Cyhlar Monteiro. Revisão técnica de André Villela. Rio de Janeiro: Campus, 2005. p. 1.

KEYNES, John Maynard. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo, Atlas, 1982. p. 132

MACHADO, Hugo de Brito. A Função do Tributo nas Ordens Econômica, Social e Política. Revista da Faculdade de Direito. Fortaleza, jul-dez,1987. p.28.

Downloads

Publicado

04-07-2018

Como Citar

MEDEIROS, Elisângela Aparecida de; ROSSIGNOLI, Marisa. Políticas fiscais como instrumento de redução da desigualdade social. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 26–44, 2018. DOI: 10.21680/1982-310X.2017v10n2ID14790. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/14790. Acesso em: 11 jul. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.