UMA PALAVRA SOBRE O SILÊNCIO: CONTEÚDOS DE GÊNERO PARA SOCIOLOGIA NOS PCN, OCN E BNC

  • Andréa Osório
  • Flávio Sarandy
Palavras-chave: PCN. OCN. BNC. Gênero. Ensino de Sociologia.

Resumo


Foram selecionados três documentos nacionais que dirigem orientações para conteúdos, práticas e didáticas específicas do conjunto das disciplinas da escola brasileira: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares Nacionais (OCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNC). Ao analisarmos os conteúdos relativos à área de Sociologia, percebemos um silêncio quanto às questões de gênero. Embora o conceito não esteja totalmente ausente, ele parece incorporar, em todos os documentos, menos uma preocupação teórico-metodológica do que uma espécie de dado reificado da realidade: o de que homens e mulheres são diferentes, sem questionar essa afirmação nem as bases nas quais ela é efetuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Osório

Bacharel e licenciada em Ciências Sociais, Mestre em Sociologia e Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/IFCS) da UFRJ. Atuou em Licenciaturas de Ciências Sociais na UFRN e na UFF. Foi orientadora PIBID (UFF). É membro do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (LAPECS/UFF) por meio do qual coordenou ações de capacitação de professores da rede pública em Campos dos Goytacazes (RJ). Atualmente, é professora no Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé/UFF.

Flávio Sarandy
Mestre em Sociologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ (2004) e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Campusde Macaé
Publicado
17-11-2016
Como Citar
OSÓRIO, A.; SARANDY, F. UMA PALAVRA SOBRE O SILÊNCIO: CONTEÚDOS DE GÊNERO PARA SOCIOLOGIA NOS PCN, OCN E BNC. Revista Inter-Legere, v. 1, n. 18, p. 58-75, 17 nov. 2016.
Seção
DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS