UMA PALAVRA SOBRE O SILÊNCIO: CONTEÚDOS DE GÊNERO PARA SOCIOLOGIA NOS PCN, OCN E BNC

Auteurs-es

  • Andréa Osório
  • Flávio Sarandy

DOI :

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10814

Mots-clés :

PCN. OCN. BNC. Gênero. Ensino de Sociologia.

Résumé

Foram selecionados três documentos nacionais que dirigem orientações para conteúdos, práticas e didáticas específicas do conjunto das disciplinas da escola brasileira: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares Nacionais (OCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNC). Ao analisarmos os conteúdos relativos à área de Sociologia, percebemos um silêncio quanto às questões de gênero. Embora o conceito não esteja totalmente ausente, ele parece incorporar, em todos os documentos, menos uma preocupação teórico-metodológica do que uma espécie de dado reificado da realidade: o de que homens e mulheres são diferentes, sem questionar essa afirmação nem as bases nas quais ela é efetuada.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Andréa Osório

Bacharel e licenciada em Ciências Sociais, Mestre em Sociologia e Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/IFCS) da UFRJ. Atuou em Licenciaturas de Ciências Sociais na UFRN e na UFF. Foi orientadora PIBID (UFF). É membro do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (LAPECS/UFF) por meio do qual coordenou ações de capacitação de professores da rede pública em Campos dos Goytacazes (RJ). Atualmente, é professora no Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé/UFF.

Flávio Sarandy

Mestre em Sociologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ (2004) e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Campusde Macaé

Téléchargements

Publié-e

17-11-2016

Comment citer

OSÓRIO, A.; SARANDY, F. UMA PALAVRA SOBRE O SILÊNCIO: CONTEÚDOS DE GÊNERO PARA SOCIOLOGIA NOS PCN, OCN E BNC. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 58–75, 2016. DOI: 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10814. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10814. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS