UMA PALAVRA SOBRE O SILÊNCIO: CONTEÚDOS DE GÊNERO PARA SOCIOLOGIA NOS PCN, OCN E BNC
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10814Palabras clave:
PCN. OCN. BNC. Gênero. Ensino de Sociologia.Resumen
Foram selecionados três documentos nacionais que dirigem orientações para conteúdos, práticas e didáticas específicas do conjunto das disciplinas da escola brasileira: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares Nacionais (OCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNC). Ao analisarmos os conteúdos relativos à área de Sociologia, percebemos um silêncio quanto às questões de gênero. Embora o conceito não esteja totalmente ausente, ele parece incorporar, em todos os documentos, menos uma preocupação teórico-metodológica do que uma espécie de dado reificado da realidade: o de que homens e mulheres são diferentes, sem questionar essa afirmação nem as bases nas quais ela é efetuada.