NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10815Palavras-chave:
Antropologia do Ensino e da Aprendizagem. Currículo. Educação Básica. Ensino de Biologia. Ensino de Sociologia.Resumo
Este artigo problematiza a construção das biociências e das humanidades enquanto domínios disciplinares antagônicos na escolarização contemporânea. A partir da explicitação de discursos pedagógicos que estruturam o ensino de Biologia e de Sociologia como encarnações legítimas do conhecimento moderno, condicionando inclusive as recentes iniciativas em se produzir uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica no Brasil, o texto procura oferecer uma provocação antropológica que aponta para a necessidade de abrir espaço para a emergência de outras formas de articular natureza e sociedade ou animal e humano na formação escolar.
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Publicado
17-11-2016
Como Citar
RAPCHAN, E. S.; CARNIEL, F. NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 76–94, 2016. DOI: 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10815. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS