NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA

Autores

  • Eliane Sebeika Rapchan
  • Fagner Carniel

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10815

Palavras-chave:

Antropologia do Ensino e da Aprendizagem. Currículo. Educação Básica. Ensino de Biologia. Ensino de Sociologia.

Resumo

Este artigo problematiza a construção das biociências e das humanidades enquanto domínios disciplinares antagônicos na escolarização contemporânea. A partir da explicitação de discursos pedagógicos que estruturam o ensino de Biologia e de Sociologia como encarnações legítimas do conhecimento moderno, condicionando inclusive as recentes iniciativas em se produzir uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica no Brasil, o texto procura oferecer uma provocação antropológica que aponta para a necessidade de abrir espaço para a emergência de outras formas de articular natureza e sociedade ou animal e humano na formação escolar.

 

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Biografia do Autor

Eliane Sebeika Rapchan

Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Pós-Doutora pelos Institutos de Biologia e de Psicologia da USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UEM.

 

Fagner Carniel

Doutor em Sociologia Política pela UFSC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UEM. Coordenador do PIBID de Ciências Sociais da UEM.

 

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Publicado

17-11-2016

Como Citar

RAPCHAN, E. S.; CARNIEL, F. NATUREZA OU CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 76–94, 2016. DOI: 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10815. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10815. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS