Esta é uma versão desatualizada publicada em 07-02-2023. Leia a versão mais recente.

A FILOSOFIA DO ATO RESPONSÁVEL

AS ARTES SURDAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30702

Palavras-chave:

Surdez, Literatura, Surdidade, Humanização

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as artes surdas como uma ferramenta de reflexão que pode conduzir, estudantes dos cursos de formação de professores, ao ato responsável e humanizado. Isso se torna necessário, pois a educação bilíngue de surdos deve ser implantada conforme a mais recente atualização da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Com séculos de uma infraestrutura de segregação social e educacional, é fundamental adotar meios para aproximar os futuros professores das pessoas surdas e seu horizonte social. Para isso, adotamos a concepção de diálogo, ato responsável e alteridade de Bakhtin (2010; 2019) e de literatura descrita por Candido (2011), que a vê como força humanizadora que atua na formação do homem, também na concepção de letramento literário de Cosson (2011) e no ensino das Escritas Surdas de Menezes e Souza (2019). A partir disso, apresentamos um dos muitos caminhos procedimentais que podem ser adotados no ensino das artes poderemos perceber as potencialidades do uso das artes surdas na formação de professores e como elas podem auxiliar na humanização de ouvintes e a realização de atos responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronny Diogenes Menzes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Linguagem e Ensino pela UFCG, Mestre em Formação de Professores pela UEPB. Especialista em Libras pela Faculdade Eficaz de Maringá e graduado em letras Português pela UFPE. Gastrônomo pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente é professor de Libras do Departamento de educação do UFRN no campus Caicó. Fui Bolsista de extensão no país nível B do Cnpq entre 2015 e 2016. De 2014 a 2017 foi tradutor e intérprete de Libras do Instituto Federal de Pernambuco campus Pesqueira, atuando também como coordenador de políticas inclusivas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: Escritas e artes Surdas, Produção de materiais didáticos para a educação à distância, Formação sociocultural de professores, Linguística aplicada, Libras, Literatura surda, escrita de sinais, acessibilidade e inclusão da pessoa com de deficiência e estudos das causas de evasão em cursos superiores. Tem experiência no ensino da Libras nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Geografia, História, Física, Química e no Bacharelado em Medicina e Enfermagem.

Fabio Marques Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Educação pela USP. Professor no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba e do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores (PPGFP/UEPB). Atua também como professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). E-mail: fabiohispanista@gmail.com.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da educação, Brasil, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em 24 de fev. 2024.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. 1. ed. Trad. Grillo, S; Américo, E. V. São Paulo: Editora 34, 2019.

CANDIDO, A. Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

COSSON, R.; SOUZA, R. J. Letramento Literário: uma proposta para a sala de aula. UNESP- SP, 2011.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1980.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 66ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2018.

KLEIN, M., & SANTOS, A. N. Disciplina de libras: o que as pesquisas acadêmicas dizem sobre a sua inserção no ensino superior?. Reflexão E Ação, 23(3), 9-29, 2015. https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6147

MENEZES, R. D. As escritas Surdas como artefatos culturais mediadores de reflexões a respeito das crenças sobre a surdez. 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.

MENEZES, R. D.; SOUZA, F. M. Orientações metodológicas para o ensino das Escritas Surdas. 1. ed. São Paulo: Mentes Abertas, 2019.

MENEZES, R. D. LIBRAS: uma reflexão a respeito do histórico de uso do termo. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 125-144, 2019.

http://dx.doi.org/10.5965/1984317815022019125

MENEZES, R. D; SOUZA, F. M. Escritas Surdas na Escola: Novos horizontes literários. Mentes Abertas, São Paulo, 2019.

NIETZSCHE, F. W. O Anticristo. Tradução de Carlos Duarte e Anna Duarte. São Paulo: Martin Claret, 2012.

ONOFRE, E. G. A noção de conflito, estrangeiro e confiança face o sujeito com deficiência: o caso do surdo. Revista Inclusiones. V.4, pp. 66-78, 2017.

PERLIN, G. Identidades surdas. In: SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2011.

ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. Pp. 7-31.

SOBRAL, A. O conceito de ato ético de Bakhtin e a responsabilidade moral do sujeito. BIOЄTHIKOS, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 121-126, 2009.

SOBRAL, A. Filosofia primeira de Bakhtin: roteiros de leitura comentada. Mercado de Letras, Campinas, 2019.

SOBRAL, A. Ato/atividade evento. In: BRAITH, B. org. Bakhtin conceitos chaves. São Paulo: Contexto, 2020.

SOUZA, A. G. BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 2.ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, 160 p. Revista Polyphonía, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 365–377, 2015. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38188. Acesso em: 8 fev. 2022.

SKLIAR, C. A localização política da educação bilíngue para Surdos. In: SKLIAR, C. (org.). Atualidade da educação bilíngue vol.2: interfaces entre pedagogia e linguística. Porto Alegre: Mediação, 2017.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A Formação do Professor de Línguas

de uma Perspectiva Sociocultural. Signum. Estudos da Linguagem, v. 15, p. 457-480, 2012.

Downloads

Publicado

28-01-2023 — Atualizado em 07-02-2023

Versões

Como Citar

MENZES, R. D.; SOUZA, F. M. A FILOSOFIA DO ATO RESPONSÁVEL: AS ARTES SURDAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES . Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 128–144, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30702. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30702. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Inclusão e diversidade no ensino superior