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A FILOSOFIA DO ATO RESPONSÁVEL

AS ARTES SURDAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30702

Keywords:

Surdez, Literatura, Surdidade, Humanização

Abstract

Este trabalho tem por objetivo apresentar as artes surdas como uma ferramenta de reflexão que pode conduzir, estudantes dos cursos de formação de professores, ao ato responsável e humanizado. Isso se torna necessário, pois a educação bilíngue de surdos deve ser implantada conforme a mais recente atualização da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Com séculos de uma infraestrutura de segregação social e educacional, é fundamental adotar meios para aproximar os futuros professores das pessoas surdas e seu horizonte social. Para isso, adotamos a concepção de diálogo, ato responsável e alteridade de Bakhtin (2010; 2019) e de literatura descrita por Candido (2011), que a vê como força humanizadora que atua na formação do homem, também na concepção de letramento literário de Cosson (2011) e no ensino das Escritas Surdas de Menezes e Souza (2019). A partir disso, apresentamos um dos muitos caminhos procedimentais que podem ser adotados no ensino das artes poderemos perceber as potencialidades do uso das artes surdas na formação de professores e como elas podem auxiliar na humanização de ouvintes e a realização de atos responsáveis.

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Author Biographies

Ronny Diogenes Menzes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Linguagem e Ensino pela UFCG, Mestre em Formação de Professores pela UEPB. Especialista em Libras pela Faculdade Eficaz de Maringá e graduado em letras Português pela UFPE. Gastrônomo pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente é professor de Libras do Departamento de educação do UFRN no campus Caicó. Fui Bolsista de extensão no país nível B do Cnpq entre 2015 e 2016. De 2014 a 2017 foi tradutor e intérprete de Libras do Instituto Federal de Pernambuco campus Pesqueira, atuando também como coordenador de políticas inclusivas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: Escritas e artes Surdas, Produção de materiais didáticos para a educação à distância, Formação sociocultural de professores, Linguística aplicada, Libras, Literatura surda, escrita de sinais, acessibilidade e inclusão da pessoa com de deficiência e estudos das causas de evasão em cursos superiores. Tem experiência no ensino da Libras nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Geografia, História, Física, Química e no Bacharelado em Medicina e Enfermagem.

Fabio Marques Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Educação pela USP. Professor no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba e do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores (PPGFP/UEPB). Atua também como professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). E-mail: fabiohispanista@gmail.com.

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Published

28-01-2023 — Updated on 07-02-2023

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How to Cite

MENZES, R. D.; SOUZA, F. M. A FILOSOFIA DO ATO RESPONSÁVEL: AS ARTES SURDAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES . Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 128–144, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30702. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30702. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Inclusão e diversidade no ensino superior