RELATO DE EXPERIÊNCIA

PRÁTICA DE ENSINO PROBLEMATIZADORA COM O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA PARA CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31195

Keywords:

Ensino., Educação problematizadora., Recursos audiovisuais., Comunicação.

Abstract

Este trabalho relata uma experiência desenvolvida com os estudantes do Curso Técnico de Enfermagem do CEFET/Uned-NI, em uma prática de ensino envolvendo o uso de audiovisuais. Tem como proposta refletir sobre questões relacionadas com a construção de conhecimento pelos discentes, sobre a história da Psiquiatria Brasileira, a partir da leitura de audiovisuais. Tem como inspiração a educação problematizadora e os estudos do campo da Comunicação. O diálogo entre estas permite desenvolver uma prática educativa alternativa às tradicionais pautadas na passividade do aluno. As obras audiovisuais utilizadas foram o documentário “Em Nome da Razão” e os filmes “Nise o coração da loucura” e “Bicho de Sete Cabeças”. A prática de ensino também constou de aulas teóricas prévias às obras citadas e a produção de vídeos pelos alunos em que se identificaram os sentidos produzidos a partir das leituras fílmicas. Nota-se que investir em estratégias de ensino não convencionais e valorizar o sentido que o aluno produz sobre as obras audiovisuais são importantes para a compreensão de como se dá o processo de construção do conhecimento por ele, bem como retroalimentar as práticas de ensino, modificando-as.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BEZERRA JR, Benilton. Desafios da reforma psiquiátrica no Brasil. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 17, p. 243-250, 2007.

CAPUTO, Nicole Mossing; ROUNER, Donna. Narrative processing of entertainment media and mental illness stigma. Health communication, v. 26, n. 7, p. 595-604, 2011.

DISSAT, Elizabeth; DE REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra. Endereçamento e Reendereçamento no uso de um vídeo por uma professora de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

HALL, Stuart. Codificação/Decodificação. In: SOVIK, L. (org.). Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p.387-404.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

ODIN, Roger. A questão do público: uma abordagem semiopragmática. Teoria contemporânea do cinema, v. 2, p. 27-45, 2005.

OROZCO, Guillermo G. Educomunicação–recepção midiática, aprendizagens e cidadania [Educational communication-media reception, learning and citizenship]. 2014.

PASSARINHO, José Guilherme Nogueira. Retrocessos na política nacional de Saúde Mental: consequências para o paradigma psicossocial. Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, v. 20, n. 49, 2022.

PASTOR, Américo de Araujo; TAVARES, Claudia Mara de Melo. Revisão de literatura sobre as práticas com audiovisuais na educação em Enfermagem. Revista brasileira de enfermagem, v. 72, p. 190-199, 2019.

PLANTINGA, C.R. Moving viewers. American films and the spectator’s experience. California: University of California Press, 2009.

REZENDE, L.A. A trajetória de pesquisa sobre cinema e educação por meio do conceito de endereçamento. In: LEITE, C.; OMELCZUK, F.; REZENDE, L.A. (orgs). Cinema-Educação: políticas e poéticas. Macaé: NUPEM, 2021. p. 375-396.

Schrøder, K. C., et al. Researching Audiences. London: Hodder Arnold, 2003.

SILVA, D.P; BONIN, J.AÇ. A recepção de cinema nas mostras itinerantes organizadas pelo Cineclube Lanterninha Aurélio. In: Bamba, Mahomed. A recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos / Mahomed Bamba. - Salvador : EDUFBA, 2013.

WORTH, Sol. The uses of film in education and communication. Teachers College Record, v. 75, n. 5, p. 271-302, 1974.

Published

13-07-2023

How to Cite

FERREIRA, M. S.; COIMBRA DE REZENDE FILHO, L. A. RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICA DE ENSINO PROBLEMATIZADORA COM O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA PARA CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM . Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 241–259, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31195. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31195. Acesso em: 16 may. 2024.