RELATO DE EXPERIÊNCIA

PRÁTICA DE ENSINO PROBLEMATIZADORA COM O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA PARA CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31195

Palavras-chave:

Ensino., Educação problematizadora., Recursos audiovisuais., Comunicação.

Resumo

Este trabalho relata uma experiência desenvolvida com os estudantes do Curso Técnico de Enfermagem do CEFET/Uned-NI, em uma prática de ensino envolvendo o uso de audiovisuais. Tem como proposta refletir sobre questões relacionadas com a construção de conhecimento pelos discentes, sobre a história da Psiquiatria Brasileira, a partir da leitura de audiovisuais. Tem como inspiração a educação problematizadora e os estudos do campo da Comunicação. O diálogo entre estas permite desenvolver uma prática educativa alternativa às tradicionais pautadas na passividade do aluno. As obras audiovisuais utilizadas foram o documentário “Em Nome da Razão” e os filmes “Nise o coração da loucura” e “Bicho de Sete Cabeças”. A prática de ensino também constou de aulas teóricas prévias às obras citadas e a produção de vídeos pelos alunos em que se identificaram os sentidos produzidos a partir das leituras fílmicas. Nota-se que investir em estratégias de ensino não convencionais e valorizar o sentido que o aluno produz sobre as obras audiovisuais são importantes para a compreensão de como se dá o processo de construção do conhecimento por ele, bem como retroalimentar as práticas de ensino, modificando-as.

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Publicado

13-07-2023

Como Citar

FERREIRA, M. S.; COIMBRA DE REZENDE FILHO, L. A. RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICA DE ENSINO PROBLEMATIZADORA COM O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA PARA CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM . Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 241–259, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31195. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31195. Acesso em: 22 dez. 2024.