NA CAPITAL NACIONAL DO AGRONEGÓCIO

ENTRE DESEMPREGO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM RIBEIRÃO PRETO - SP (2010 – 2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32240

Palavras-chave:

financiamento da educação, educação pública, Ribeirão Preto, ensino remoto emergencial.

Resumo

A partir de uma análise de dados oficiais de emprego, orçamentos e receitas do município de Ribeirão Preto, este ensaio pretende explorar as possibilidades teóricas de relação com a produção da desigualdade neste município do interior de São Paulo, no contexto de uma das mais importantes medidas de restrições de circulação devido à pandemia de COVID-19, quando atribui-se as contenções de gastos à diminuição da arrecadação de impostos. Pretende-se ainda relacionar a real situação de orçamentos e receitas com a educação pública de forma a compreender parte do desastre provocado neste setor pela não implementação dos dispositivos necessários para a manutenção da comunicação efetiva entre as escolas municipais e as pessoas que são usuárias deste serviço, como a contratação de serviço de internet e dispositivos eletrônicos que viabilizassem seu uso. A precarização ocorrida na educação pública municipal pretende desvelar-se como fruto de uma relação social excludente que privilegia as necessidades das poucas pessoas mais ricas em detrimento das possibilidades de produção de viver com dignidade a muitas outras pessoas mais pobres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Elaine Sampaio; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A aprendizagem docente na perspectiva histórico-cultural. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2005, Caxambu. 28ª ANPED, 2005.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/

bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 10 jul. 2022.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência. Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET), Ministério do Trabalho e Previdência, Brasília, 2022. Disponível em: http://pdet.mte.gov.br/component/content/article?id=1778. Acesso em 17 jul. 2022.

CASSIN, Marcos. Louis Althusser e o Papel Político/Ideológico da Escola. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

FERNANDES, Fabiana Silva; GIMENES, Nelson; DOMINGUES, Juliana dos Reis. Mulheres e filhos menores de três anos: condições de vida. Cadernos De Pesquisa, 47(163), 320–341, 2017. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/

Acesso em: 25 jul. 2022.

KOFLER, Leo. História e Dialética: estudos sobre a metodologia da dialética marxista. Trad. José Paulo Netto. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Trad. Célia Neves e Alderico Toríbio. 2ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra: 1976.

MASCARO, Alysson Leandro. Crise e pandemia. São Paulo: BOITEMPO, 2020.

PINTO, José Marcelino Rezende. O financiamento da educação na constituição federal de 1988: 30 anos de mobilização social. Educação & Sociedade, v. 39, p. 1-24, 2018.

PRADO, Ana Carolina Fazzio. Avaliação dialética: da medição à mediação. Ribeirão Preto, 2021. 170 p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2021.

SALVADOR, Evilasio. As implicações do Sistema Tributário Brasileiro nas Desigualdades de Renda. INESC: Brasília, 2014.

Downloads

Publicado

04-05-2024

Como Citar

ESPIMPOLO, C. M.; ARAÚJO, E. S. NA CAPITAL NACIONAL DO AGRONEGÓCIO: ENTRE DESEMPREGO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM RIBEIRÃO PRETO - SP (2010 – 2021). Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. EN01, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32240. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32240. Acesso em: 24 jul. 2024.