O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31610

Palavras-chave:

Recursos didáticos, ferramentas tecnológicas, aprendizagem, alfabetização.

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Práticas Pedagógicas (LAPPED) da XXXX (XXXX) que teve como objetivo analisar as possibilidades de mediação da aprendizagem dos alunos em processo de alfabetização de uma Escola Pública do Município de XXXX-XX, pelo uso dos recursos didáticos e das novas ferramentas digitais. O estudo segue as orientações da metodologia da pesquisa qualitativa (MINAYO, 2002), com aprofundamento na análise da ação didática de duas professoras que lecionam no 1º e 2º ano do ensino fundamental. A pesquisa teve como etapa inicial a revisão da literatura sobre recursos didáticos, mediação da aprendizagem e alfabetização a partir dos estudos de Piaget (1976), Vygotsky (1988), Moreira (1999), Souza (2007), Gomes (2017) e Soares (2003). Em seguida foi realizada a pesquisa empírica, por meio da qual acessou-se aos dados, com observações registradas em Diário de Campo, um questionário para caracterização dos sujeitos e entrevista. Empregou-se o procedimento de Análise de Conteúdo de Bardin (1977) para análise dos dados. Os resultados consolidados expressam que as professoras reconhecem que os recursos didáticos e as ferramentas tecnológicas tornam as aulas mais significativas. Nesse sentido, o uso dos recursos didáticos se mostra importante no processo de aprendizagem na alfabetização, pois são instrumentos que irão auxiliar no desenvolvimento de atividades motivadoras.

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Biografia do Autor

FRANCISCA EDILMA BRAGA SOARES AURELIANO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Professora Doutora do Departamento de Educação no curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa: Formação Currículo e Ensino. Desenvolve estudos na área de Formação de Professores, Educação Infantil e processo de alfabetização.

STEFANY PEREIRA BATISTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ´pós graduanda e psicopedagogia, Acompanhamente terapéutica da ABA.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

13-07-2023

Como Citar

AURELIANO, F. E. B. S.; PEREIRA BATISTA, S. . O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 134–154, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31610. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31610. Acesso em: 21 dez. 2024.