A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA

UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33650

Palabras clave:

COVID-19; Enseñanza Remota de Emergencia, Formación de Profesores; TDIC; Pandemia.

Resumen

RESUMEN

 

Esta investigación tiene como objetivo comprender, a través de un estado del arte, lo que se ha producido sobre el uso de las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) aplicadas a la educación en el período de la pandemia de COVID-19, con énfasis en las tecnologías utilizadas en la enseñanza a distancia. La investigación se desarrolló en la base de datos de los repositorios CAPES y Scielo. Para la fundamentación teórica se utilizaron autores de referencia en el área, tales como: Lemos y Lévy (2010), Lévy (1999), Mill (2018) y Sancho (2006). En los repositorios se encontraron revistas sobre cómo se utilizó la TDIC durante la pandemia publicadas en el período comprendido entre 2020 y 2021 en Brasil, presentando los espacios y lugares donde se realizaron estas investigaciones, así como los temas abordados. Se encontraron quince estudios sobre el tema, dos internacionales y los otros a nivel nacional. Estos relevamientos reflexionan sobre las producciones académicas desarrolladas en Brasil y en el exterior, ninguno de los estudios encontrados informa sobre la formación o experiencia de los docentes en el uso de las TDIC en el ámbito de la Educación Profesional.

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Biografía del autor/a

Camilla Munay Dantas Frutuoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Programa de Pós Graduação em Educação Profissional (PPGEP)

Estudiante de maestría en Educación Profesional en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Norte (IFRN), especialista en Gestión de Tecnologías de la Información en la Universidad Federal de Rio Grande do Norte (UFRN), MBA en Gestión de Proyectos en la Universidad Cruzeiro do Sul y graduación en Tecnología en Redes de Computadores por IFRN

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Programa de Pós Graduação em Educação Profissional (PPGEP)

Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora/PT. Doutora em Educação (2002), mestra em Estudos da Linguagem (1996) e Graduada em Letras com habilitação em língua portuguesa e língua inglesa e respectivas literaturas (1991), todos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP). É lotada no Campus Zona Leste, atuou como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN de 2011 a 2017 e, como tal, participou do Fórum Estadual de Formação docente. Foi vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB de 2011 a 2015. Lidera o grupo de Pesquisa Multirreferencialidade, Educação e Linguagem (GPMEL) desde 2011 e é membro de outros grupos de pesquisa como o Observatório da Diversidade e o Núcleo de Pesquisas em Educação, ambos no IFRN. Compõe a comissão editoral da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica - RBEPT/IFRN. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em literatura e história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação a distância, tecnologias e acessibilidade em educação; formação de professores, gênero e literatura. Publicou, entre outros, O romance da Besta Fubana :festa, utopia e revolução no interior do Nordeste (2008), Vestígios (2009) - livro de poemas - Mulheres e Letras (2011).

Elizama das Chagas Lemos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN

Doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2019), mestre em Sistemas e Computação pela UFRN (2011), possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Radialismo - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e em Tecnologia em Desenvolvimento de Software - pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2008). Membro do grupo de pesquisa Multireferencialidade, Educação e Linguagem desde 2015. Atualmente trabalha como professora da disciplina Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no IFRN e compõe a equipe editorial da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT). Sua produção acadêmica e profissional concentra-se nas áreas de Educação, Comunicação Social e Ciências da Computação, com ênfase nos temas relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à educação.

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Publicado

07-12-2023 — Actualizado el 07-12-2023

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Cómo citar

MUNAY DANTAS FRUTUOSO, C.; FERREIRA CAVALCANTE, I.; DAS CHAGAS LEMOS, E. A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 23, n. 3, p. ETE1, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33650. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33650. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Enseñanza y Tecnología Educativa