A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA
UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33650Palavras-chave:
COVID-19; Ensino Remoto Emergencial; Formação Docente; TDIC; PandemiaResumo
A presente pesquisa tem como objetivo compreender, por meio de um estado da arte, o que se produziu acerca do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas à educação no período da pandemia COVID-19, com ênfase nas tecnologias utilizadas no ensino remoto. A pesquisa foi desenvolvida na base de dados de repositórios da CAPES e da Scielo. Para a fundamentação teórica utilizamos autores de referência na área, tais como: Lemos e Lévy (2010), Lévy (1999), Mill (2018) e Sancho (2006). Nos repositórios foram encontrados periódicos sobre como foi o uso da TDIC durante a pandemia publicados no período entre 2020 e 2021 no Brasil, apresentando os espaços e locais onde essas pesquisas foram realizadas, também como os temas abordados. Foram encontradas 15 pesquisas sobre a temática, duas internacionais e as demais no âmbito nacional. Essas pesquisas refletem sobre as produções acadêmicas desenvolvidas no Brasil e no exterior, nenhum dos estudos encontrados relatam sobre a formação ou experiência dos docentes sobre o uso da TDIC no âmbito da Educação Profissional.
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