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ENTRE DEVANEIOS E INFÂNCIAS

POR UMA PEDAGOGIA DA MARAVILHA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35886

Palavras-chave:

Bachelard, Infância, Devaneio

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender as contribuições do devaneio para a Educação Infantil. A partir de um estudo de cunho bibliográfico, buscamos, inicialmente, entender a vida, obra e pensamento do filósofo Gaston Bachelard. Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, nos propomos pensar a infância, a partir de um prisma filosófico, e a Educação Infantil, numa síntese histórica, com atenção para o que dizem os documentos norteadores das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica. Por apresentar, entre os princípios norteadores de suas práticas pedagógicas, os princípios estéticos, os quais englobam a sensibilidade, a criatividade, defendemos aí a confluência entre o devaneio e a Educação Infantil. A ideia de devaneio pode contribuir de diversas formas com as práticas pedagógicas na Educação Infantil, de modo especial, com o direito de sonhar das crianças, de forma que elas vivam experiências significativas em suas infâncias, de modo integral, valorizando e se expressando também através da emoção, da criatividade, da imaginação.

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Biografia do Autor

Williams Nunes da Cunha Jr., Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Educação (PPGE/UFAL).

Especialista em Ensino de Filosofia (UCAM/RJ).

Licenciado em Filosofia (CEUCLAR/SP).

Professor de Filosofia (SEDUC/AL).

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Publicado

22-08-2024

Versões

Como Citar

DA CUNHA JR., W. N. ENTRE DEVANEIOS E INFÂNCIAS: POR UMA PEDAGOGIA DA MARAVILHA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. EE01, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35886. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/35886. Acesso em: 21 nov. 2024.