A BRINCADEIRA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO DIALÓGICA E FILOSÓFICA SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Luciana Flor Correa Felipe Fapesc

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32586

Palavras-chave:

brincadeira, educação infantil, ciência e tecnologia, reflexão dialógica e filosófica

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir como a brincadeira pode constituir-se num momento/espaço de reflexão dialógica e filosófica sobre Ciência e Tecnologia (C&T) na Educação Infantil. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa de cunho bibliográfico, com caráter exploratório e descritivo visando obter um amplo conjunto de informações para a definição do quadro conceitual que envolve o objeto de estudo e o esclarecimento da problemática proposta. Nesse sentido, foi utilizada a abordagem qualitativa. O resultado principal aponta que na educação infantil a brincadeira, por suas características e peculiaridades, pode favorecer a reflexão dialógica e filosófica sobre C&T, pois no ato de brincar as crianças estabelecem múltiplas relações e interações e na convivência se descobrem e se constituem como seres sociais. Nesta perspectiva, a construção dialógica e filosófica de significados sobre C&T por meio da brincadeira proporciona a possibilidade de representar a realidade sem necessariamente ensinar – de forma tradicional – ciência ou conteúdos a ela inerentes, nem tampouco, introduzir complexos conceitos tecnológicos. Significa brincar com o produto da ciência e da tecnologia - brinquedos, jogos e afins – e, desta forma, estimular a curiosidade epistemológica.

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Publicado

28-11-2023

Como Citar

FLOR CORREA FELIPE, L. A BRINCADEIRA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO DIALÓGICA E FILOSÓFICA SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 3, p. EE03, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32586. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32586. Acesso em: 22 dez. 2024.