A BRINCADEIRA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO DIALÓGICA E FILOSÓFICA SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Luciana Flor Correa Felipe Fapesc

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32586

Palavras-chave:

brincadeira, educação infantil, ciência e tecnologia, reflexão dialógica e filosófica

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir como a brincadeira pode constituir-se num momento/espaço de reflexão dialógica e filosófica sobre Ciência e Tecnologia (C&T) na Educação Infantil. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa de cunho bibliográfico, com caráter exploratório e descritivo visando obter um amplo conjunto de informações para a definição do quadro conceitual que envolve o objeto de estudo e o esclarecimento da problemática proposta. Nesse sentido, foi utilizada a abordagem qualitativa. O resultado principal aponta que na educação infantil a brincadeira, por suas características e peculiaridades, pode favorecer a reflexão dialógica e filosófica sobre C&T, pois no ato de brincar as crianças estabelecem múltiplas relações e interações e na convivência se descobrem e se constituem como seres sociais. Nesta perspectiva, a construção dialógica e filosófica de significados sobre C&T por meio da brincadeira proporciona a possibilidade de representar a realidade sem necessariamente ensinar – de forma tradicional – ciência ou conteúdos a ela inerentes, nem tampouco, introduzir complexos conceitos tecnológicos. Significa brincar com o produto da ciência e da tecnologia - brinquedos, jogos e afins – e, desta forma, estimular a curiosidade epistemológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ciênc. Inf., Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996.

AMARAL, S. F.; GARBIN, M. C. Construção de um ambiente educacional interativo na internet: a Biblioteca Escolar Digital. Rev. Iberoam. Educ,, n. 45-46, p. 1-11, 2008.

ARAUJO-JORGE, T. Relações entre ciência, arte e educação: relevância e inovação. Agência Fiocruz de notícias, Rio de Janeiro, 10 maio 2007. Opinião. Disponível em: http://www.ioc.fiocruz.br/pages/informerede/corpo/informeemail/2007/1005/curt_04_10_05.html. Acesso em: 12 fev. 2023.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2014.

ARROYO, M. G.; SILVA, M. R. (orgs.). Corpo infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012.

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

BAZZO, W. A. Ao trabalhar CTS nos falta contundência? 2013. Disponível em: http://www.oei.es/divulgacioncientifica/?Ao-trabalhar-CTS-nos-falta. Acesso em: 10 fev. 2023.

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

BAZZO, W.; PEREIRA, L. T. V. Rompendo paradigmas na educação em engenharia. Revista CTS, v. 14, n. 41, p. 169-183, 2019. Disponível em: http://www.revistacts.net/files/Volumen_14_Numero_41/08Bazzo.pdf. Acesso em: 27 fev. 2023.

BAZZO, W.; PEREIRA, L. T. V.; LINSINGEN, I. Educação tecnológica: enfoques para o ensino de engenharia. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.

BAZZO, W.; LINSINGEN, I.; PEREIRA, L. T. V. (eds.). Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: OEI, 2003.

BENAKOUCHE, T. Tecnologia é Sociedade: contra a noção de impacto tecnológico. Cadernos de Pesquisa. n. 17, set. 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2005, p. 20

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

CUNHA, N. H. S. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. 4. ed. São Paulo: Aquariana, 2007.

FERREIRA, A. B. H.; SILVEIRA, A. M.; FERREIRA, M. B. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2009.

FREIRE, M. A paixão de conhecer o mundo: relato de uma professora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GARRUTTI, E. A.; SANTOS, S. R. A interdisciplinaridade como forma de superar a fragmentação do conhecimento. RIC FFC, v. 4, n. 2, p. 187-197, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1415-8612.2004.v4n2.92. Acesso em: 15 maio 2023.

GHEDIN, E. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. Trabalho apresentado no 4º CONPEI – Congresso Norte Paranaense da Educação Física Escolar. Universidade Estadual de Londrina. 07 a 10 de julho de 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.

GIMENO SACRISTÁN, J. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GÓMEZ, A. I. P. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.

KISHIMOTO, T. M. Brincadeiras e narrativas infantis: contribuições de J. Bruner para a pedagogia da infância. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (orgs.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LIMA, A. J. A. O lúdico em clássicos da filosofia: uma análise em Platão, Aristóteles e Rousseau. II Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2015/TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID6556_16082015154402.pdf. Acesso em: 09 de mai. 2023.

LONGO, W.P. Alguns impactos sociais do desenvolvimento científico e tecnológico. Rev. Bras. Educ. Distância., v. 20, n. 114, p. 34-50, 2012. Disponível em: http://www.ipae.com.br/pub/pt/re/rbead/114/114.pdf. Acesso em: 10 mai. 2023.

LONGO, W. P. Ciência e Tecnologia: alguns aspectos teóricos. Brasília, DF: Escola Superior de Guerra, 2004.

MALUF, A. C. M. Atividades lúdicas para educação infantil: conceito, orientações e práticas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MORIN, E. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2005.

PAPA, S. M. B. I. Prática pedagógica emancipatória: o professor reflexivo em processo de mudança, um exercício em análise de discurso crítica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008.

PEREIRA, L. T. V.; BAZZO, W. A. A Tecnologia e o Homo Simbolicus. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 38., 2010, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: ABENGE, 2010.

PROCÓPIO, R. E. A. Brincar de pensar: filosofia e ludicidade - Os jogos filosóficos e outros recursos na educação básica. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF, 2022. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/33997/1/2022_RuteEsterAlvesProcopio.pdf Acesso em: 9 de mai. 2023.

ROEDER, S. Z. Brinquedoteca universitária: processo de formação do pedagogo e contribuição para a prática pedagógica. 2007.Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Paraná, 2007.

RUSSEL, B. The problems of philosophy. Oxford: Oxford University Press, 1959 (1912),

SALOMON, J. J.; SAGASTI, F.; SACHS-JEANTET, C. Dossiê tecnologia, trabalho e desenvolvimento: da tradição a modernidade. Estud. Av., São Paulo, v. 7, n. 17. p. 7-33, jan./abr., 1993. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141993000100002. Acesso em: 6 dez. 2022.

SANTOS, W. L. P. MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 110-132, jul./dez., 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172000020202. Acesso em: 18 mai. 2023.

SAVIANI. D. Educação: Do Senso Comum à Consciência Filosófica. São Paulo: Autores Associados. 1996. In: A Filosofia na Formação do Educador. p. 08-24.

SILVA, A. F. F.; SANTOS, E. C. M. A importância do brincar na educação infantil. 2009. Monografia (Especialização em Educação Infantil) – Universidade Rural do Rio de Janeiro, Mesquita, 2009. Disponível em: http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/desafios-cotidianos/arquivos/integra/integra_SILVA%20e%20SANTOS.pdf. Acesso em: 10 mai. 2023.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

28-11-2023

Como Citar

FLOR CORREA FELIPE, L. A BRINCADEIRA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO DIALÓGICA E FILOSÓFICA SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 3, p. EE03, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32586. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32586. Acesso em: 17 maio. 2024.