v. 18 n. 3 (2018): Saberes: Filosofia e Educação

Capa -  Apresentação

Filosofia

  • COMENTÁRIOS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE MAX WEBER AO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

    André Luiz Simões Pedreira, José Clérison Santos Alves
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15286
  • CIÊNCIA E RELIGIÃO: APONTAMENTOS DE PERSPECTIVAS DE DIÁLOGO E COMPLEMENTARIEDADE.

    Anderson Frezzato
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15395
  • A RELIGIÃO CIVIL DE ROUSSEAU E SUA FUNÇÃO NA MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIAL

    Anderson Carvalho dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15582
  • SOBRE OS CONCEITOS DE LIBERDADE E VIRTUDE NOTAS EXPLORATÓRIAS AO ESTUDO DO REPUBLICANISMO

    Antonio Carlos Figueiredo Costa
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15771
  • DO ENSINO DE FILOSOFIA AO FILOSOFAR REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE AÇÃO EM HANNAH ARENDT

    Edvan Tito Carneiro Guerra
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15776
  • ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO: UMA REFLEXÃO INTRODUTÓRIA

    José Jõao Neves Barbosa Vicente, Djeissom Silva Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15782
  • O CONCEITO DE BIOPODER EM FOUCAULT: APONTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS

    Jeferson Bertolini
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15937
  • A ÁRVORE DA FILOSOFIA DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU

    Felipe Augusto Mariano Pires
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID16294
  • POSSÍVEIS OBSERVAÇÕES SOBRE ÉTICA ANIMAL A PARTIR DA LEITURA DE ERNST TUGENDHAT

    Juliana Clemente Machado, Maria Clara Marques Dias
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID13482

Fundamentos da Educação e Ensino

  • O ENSINO DE FILOSOFIA NOS PRIMÓRDIOS DAS UNIVERSIDADES

    Paulo Marins Gomes
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15879
  • DA CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO POSSÍVEL DE DEBATE E SUA UTILIZAÇÃO COMO MEIO PEDAGÓGICO UMA REFLEXÃO SOBRE O PENSAMENTO DE BAKHTIN

    Ricardo Ruthes
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15739
  • PLATÃO E A EDUCAÇÃO: POSSÍVEL INTER-RELAÇÃO ENTRE A ALEGORIA DA CAVERNA E A ANIMAÇÃO OS CROODS

    Débora Santos Couto
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID13689
  • O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR NO MUNICÍPIO DE MARAÃ – AM: A LUTA PELA FORMAÇÃO DOCENTE NO COTIDIANO DA DOCÊNCIA

    Denis de Oliveira Silva
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID13742
  • DIVERSIDADE NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E EDUCADORES DE CURITIBA/PR

    Daniela Gureski Rodrigues, Juliana Battistus Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID13805
  • SCHOPENHAUER E NIETZSCHE: CRÍTICOS DA EDUCAÇÃO OITOCENTISTA ALEMÃ

    Tiago Xavier
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID14470
  • O IMPACTO DA VIOLÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - NITERÓI-RJ

    Marcelo Barboza Duarte, Cristina Oliveira Maia
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID14308
  • O CONCEITO DE PODER DISCIPLINAR NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT

    Sara Del Valle
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID14724
  • (RE)PENSANDO O CURRÍCULO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA

    Nedson Antônio Melo Nogueira
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID14035