EDUCAÇÃO ENQUANTO DIREITO FUNDAMENTAL NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2020v20n1ID30220Keywords:
Estado. Direitos Fundamentais. Educação.Abstract
O Estado Democrático de Direito está alicerçado sobre os princípios da liberdade, legalidade e participação. No entanto, a efetividade deste é frequentemente questionada frente à realidade constatada no Brasil. O acesso à educação configura-se como um direito fundamental subjetivo que capacita o indivíduo a exercer sua cidadania e cobrar do poder público medidas efetivas em prol do bem estar de toda a população. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel do Estado de Direito como promotor de educação democrática e de qualidade no Brasil. Quanto à metodologia, esse estudo pode ser classificado como qualitativa, do tipo explicativo. Em relação aos procedimentos, a pesquisa será de tipo bibliográfica, a partir de fontes primárias e secundárias compostas por documentos oficiais de órgãos nacionais e internacionais de acesso público e a revisão de arquivos de estudo presentes nos principais indexadores científicos por meio de levantamento de referências teóricas publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. O presente estudo mostra-se de suma relevância ao fornecer arcabouço para elaboração de políticas públicas que visem promover o acesso democrático à educação de qualidade. Observa-se que a educação se configura como um direito fundamental subjetivo resguardado pela Constituição. Entretanto, apesar da teoria e jurisprudência conclamarem o papel decisivo do Estado na promoção dos direitos fundamentais, no Brasil, ainda há um longo caminho a percorrer para a plena efetivação desses direitos.
Palavras chave: Estado. Direitos Fundamentais. Educação.
Downloads
References
ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. São Paulo: Malheiros, 2008
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Brasil no Século XX: o desafio da educação. In: ______. Revista História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996
BOAVENTURA, E. M. Direito à educação. 2019
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988
BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988
BEDIN, Gilmar Antônio. Estado de direito: tema complexo, dimensões essenciais e conceitos. Revista Direito em Debate. 2013. p. 144-152
DELGADO, Mauricio Godinho. Direitos Fundamentais na Relação de Trabalho. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, n. 2, 2017
GOLDEMBERG, J. O repensar da educação no Brasil. Estudos Avançados, p. 65-137, 1993.
GOMES, Sergio. O Princípio Constitucional da Dignidade da Pessoa humana e o Direito Fundamental à Educação. Revista de Direito Constitucional e Internacional. São Paulo. 2015.
INEP. Inep divulga taxas de rendimento escolar; números mostram tendência histórica de melhora. Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-divulga-taxas-de-rendimento-escolar-numeros-mostram-tendencia-historica-de-melhora/21206>. Acesso em: 8 de jun. 2021.
JUCÁ; L. C. V.; MATTOS, A. M. A. Education in Brazil: a discussion of current problems and a call to action. Revista Brasileira Linguística Aplicada, v. 21, nº2, p. 311-332, 2021.
MIRANDA, Jorge. Manual de Direito Constitucional. Coimbra: Coimbra, 1998
MARMELSTEIN, George. Curso de Direitos Fundamentais. São Paulo: Atlas, 2018
MARTINS, R. B. Dimensão objetiva e dimensão subjetiva dos direitos fundamentais. 2014. Disponível em: <http://www.conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/40873/dimensao-objetiva-e-dimensao-subjetiva-dos-direitos-fundamentais>. Acesso em: 15 jul. 2021
MATIAS-PEREIRA, José; KRUGLIANSKAS, Isak. Gestão de Inovação: a lei de inovação tecnológica como ferramenta de apoio às políticas industrial e tecnológica do brasil. Revistas Científicas de América Latina y el Caribe,
PEIXINHO, Manoel Messias; FERRARO, Suzani Andrade. Direito ao Desenvolvimento como Direito Fundamental. In: FOLMANN, Melissa; FERRARO, Suzani Andrade (Org.). Previdência nos 60 anos da Declaração de Direitos Humanos e nos 20 da Constituição Brasileira. Curitiba: Juruá Editora, 2008
STRECK, Lenio Luiz; MORAIS, José Luis Bolzan de. Ciência Política e Teoria Geral do Direito. 8. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2014
SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais. 12. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado. 2014
SANTANA, H. F. O direito público subjetivo à educação face à teoria geral dos direitos fundamentais sociais: uma reflexão necessária para a garantia da efetividade do direito educacional. Revista do CEPEJ, Salvador, vol. 21, pp 275-311, jul-dez 2019
TEIXEIRA, M. C. Educação para a Cidadania – Fundamento do Estado Democrático de Direito, 2016, 180 f. Tese (Doutorado em Direito) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016
UNICEF. O enfrentamento da cultura do fracasso escolar: reprovação, abandono e distorção idade-série. 2021. Brasília (DF): Escritório da Representação do Unicef no Brasil, 2021.
VIEIRA, Oscar Vilhena. A desigualdade e a subversão do estado de direito. Revista Internacional de Direitos Humanos. N. 6. 2007. p. 28-51
VIEIRA, D. B. Teoria dos direitos fundamentais: evolução históricopositiva, regras e princípios. Revista da Faculdade de Direito-RFD-UERJ- Rio de Janeiro, n. 28, dez. 2015
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.