A FILOSOFIA DO ATO RESPONSÁVEL
AS ARTES SURDAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30702Keywords:
Surdez, Literatura, Surdidade, HumanizaçãoAbstract
Este trabalho tem por objetivo apresentar as artes surdas como uma ferramenta de reflexão que pode conduzir, estudantes dos cursos de formação de professores, ao ato responsável e humanizado. Isso se torna necessário, pois a educação bilíngue de surdos deve ser implantada conforme a mais recente atualização da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Com séculos de uma infraestrutura de segregação social e educacional, é fundamental adotar meios para aproximar os futuros professores das pessoas surdas e seu horizonte social. Para isso, adotamos a concepção de diálogo, ato responsável e alteridade de Bakhtin (2010; 2019) e de literatura descrita por Candido (2011), que a vê como força humanizadora que atua na formação do homem, também na concepção de letramento literário de Cosson (2011) e no ensino das Escritas Surdas de Menezes e Souza (2019). A partir disso, apresentamos um dos muitos caminhos procedimentais que podem ser adotados no ensino das artes poderemos perceber as potencialidades do uso das artes surdas na formação de professores e como elas podem auxiliar na humanização de ouvintes e a realização de atos responsáveis.
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