BILDUNGSROMAN E PAISAGEM FORMATIVA
ADORNO E A EXPRESSIVIDADE DA LITERATURA COMO POSSIBILIDADE FORMADORA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32696Keywords:
Formaçao, Literatura de Formação, Formação Cultural, EducaçãoAbstract
Essa pesquisa trata da relação entre o romance de formação (Bildungsroman) e a concepção de formação. A demanda contemporânea por um ideal formativo que valorize a imanência do objeto e sua criticidade como princípios educativos. Esta é uma pesquisa qualitativa bibliográfica de cunho descritivo exploratório, com utilização da revisão bibliográfica de tipo integrativa. A abordagem que adotamos, baseia-se na análise crítica de diferentes fontes de literatura acadêmica. Como as obras literárias do gênero Bildungsroman, sob a perspectiva de Theodor W. Adorno e sua concepção de paisagem formativa, podem desempenhar um papel formativo na construção do sujeito? Nosso objetivo geral: Analisar a relação entre o gênero literário Bildungsroman e a concepção de paisagem formativa, destacando a expressividade da literatura como uma ferramenta formadora na construção do sujeito. Esperamos que a pesquisa contribua para uma compreensão mais aprofundada da importância das obras literárias do gênero Bildungsroman na formação do sujeito. Ao explorar a relação entre esse gênero literário e a concepção de paisagem formativa de Adorno, esperamos evidenciar a potencialidade da literatura como uma ferramenta formativa que vai além da mera transmissão de conhecimentos. A análise crítica das obras literárias do Bildungsroman à luz das ideias de Adorno pode revelar a capacidade da literatura de promover o desenvolvimento crítico, ético, estético e social dos indivíduos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, livre e autônoma.
Downloads
References
ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Lisboa: ed 70, 1992.
_______________.Dialética negativa. Versão portuguesa. Trad. Marco Antonio Casanova; revisão técnica Eduardo Soares Neves Silva. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2009.
_______________. Teoria da semicultura. Educação & Sociedade, Campinas: Cedes, a. XVII, n. 56, p. 388-411, dez. 1996.
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Paz e Terra, 2024.
GOETHE. Joham Wolfgang von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Trad. NicolinoSimone Neto. São Paulo: Ensaio, 1994.
MAAS, Wilrna Patrícia MarzariDinardo. O cânone mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
SILVA, Alex Sander da et al. A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno. 2010.
ZAMORA, José A. Th. W. Adorno: pensar contra barbárie. São Leopoldo, RS: Nova Harmonia, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Alex Sander da Silva, Larissa Aparecida do Nascimento, Guilherme Orestes Canarim
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.