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A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA

UMA REVISÃO DE LITERATURA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33650

Keywords:

COVID-19; Emergency Remote Learning, Pandemic, TDIC; Teacher Training.

Abstract

This research is a state of the art aims that aims to understand the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) applied to education during COVID-19 pandemic. It focuses on the technologies used in remote teaching and the published studies on their use. The research was developed in the database of CAPES and Scielo. For the theoretical foundation, we used reference authors in the area, such as: Lemos and Lévy (2010), Lévy (1999), Mill (2018) and Sancho (2006). In the repositories, journals were found on how TDIC were used during the pandemic published in the period between 2020 and 2021 in Brazil, presenting the spaces and places where these researches were carried out, as well as the topics covered. Fifteen studies on the subject were found, two international and the others at the national level. These surveys reflect on the academic productions developed in Brazil and abroad, none of the studies found report on the training or experience of teachers on the use of TDIC in the scope of Professional Education.

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Author Biographies

Camilla Munay Dantas Frutuoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Programa de Pós Graduação em Educação Profissional (PPGEP)

Master's student in Professional Education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), specialist in Information Technology Management at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), MBA in Project Management Management at the University Cruzeiro do Sul and graduation in Technology in Computer Networks by IFRN

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Programa de Pós Graduação em Educação Profissional (PPGEP)

Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora/PT. Doutora em Educação (2002), mestra em Estudos da Linguagem (1996) e Graduada em Letras com habilitação em língua portuguesa e língua inglesa e respectivas literaturas (1991), todos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP). É lotada no Campus Zona Leste, atuou como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN de 2011 a 2017 e, como tal, participou do Fórum Estadual de Formação docente. Foi vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB de 2011 a 2015. Lidera o grupo de Pesquisa Multirreferencialidade, Educação e Linguagem (GPMEL) desde 2011 e é membro de outros grupos de pesquisa como o Observatório da Diversidade e o Núcleo de Pesquisas em Educação, ambos no IFRN. Compõe a comissão editoral da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica - RBEPT/IFRN. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em literatura e história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação a distância, tecnologias e acessibilidade em educação; formação de professores, gênero e literatura. Publicou, entre outros, O romance da Besta Fubana :festa, utopia e revolução no interior do Nordeste (2008), Vestígios (2009) - livro de poemas - Mulheres e Letras (2011).

Elizama das Chagas Lemos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN

Doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2019), mestre em Sistemas e Computação pela UFRN (2011), possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Radialismo - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e em Tecnologia em Desenvolvimento de Software - pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2008). Membro do grupo de pesquisa Multireferencialidade, Educação e Linguagem desde 2015. Atualmente trabalha como professora da disciplina Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no IFRN e compõe a equipe editorial da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT). Sua produção acadêmica e profissional concentra-se nas áreas de Educação, Comunicação Social e Ciências da Computação, com ênfase nos temas relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à educação.

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Published

07-12-2023

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How to Cite

MUNAY DANTAS FRUTUOSO, C.; FERREIRA CAVALCANTE, I.; DAS CHAGAS LEMOS, E. A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 23, n. 3, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33650. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33650. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Teaching and Educational Technology