A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA
UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33650Keywords:
COVID-19; Emergency Remote Learning, Pandemic, TDIC; Teacher Training.Abstract
This research is a state of the art aims that aims to understand the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) applied to education during COVID-19 pandemic. It focuses on the technologies used in remote teaching and the published studies on their use. The research was developed in the database of CAPES and Scielo. For the theoretical foundation, we used reference authors in the area, such as: Lemos and Lévy (2010), Lévy (1999), Mill (2018) and Sancho (2006). In the repositories, journals were found on how TDIC were used during the pandemic published in the period between 2020 and 2021 in Brazil, presenting the spaces and places where these researches were carried out, as well as the topics covered. Fifteen studies on the subject were found, two international and the others at the national level. These surveys reflect on the academic productions developed in Brazil and abroad, none of the studies found report on the training or experience of teachers on the use of TDIC in the scope of Professional Education.
Downloads
References
ALMEIDA, L. S. de, AZEVEDO, V. O. de, OLIVEIRA, M. das G. B. de.. Alfabetização e Letramento em diferentes ambientes de aprendizagem: a relevância da tecnologia na prática pedagógica. Revista Tecnologias na Educação, ano 12, n. 34, 2020. Disponível em: https://tecedu.pro.br/ano12-numero-vol34-edicao-tematica-xv/ Acesso em: 18 out. 2021.
ARACRI, L. A. dos S.. O ensino de Geografia Agrária na modalidade ERE (Ensino Remoto Emergencial): relato de experiência vivenciada no curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora durante a pandemia COVID-19. Revista Tecnologias na Educação, ano 12, n. 34, 2020. Disponível em: https://tecedu.pro.br/ano12-numero-vol34-edicao-tematica-xv/ Acesso em: 18 out. 2021.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). ISBN: 978-65-87201-56-6. Brasília, DF: IBGE, 2021. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101794_informativo.pdf. Acesso em: 26 fev. 2023
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 26 fev. 2023
BRASIL. Ministério da Educação. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 3, de 26 de junho de 2018. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN32018.pdf. Acesso em: 07 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Relatório de Atividades: Ações do MEC em resposta à pandemia de Covid-19 Março/2020 a Março de 2021. Brasília, DF: MEC, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=183641-ebook&category_slug=2020&Itemid=30192. Acesso em: 26 fev. 2023
BRASIL. Portaria Ministério da Educação nº 343 e 17 de março de 2020. Brasília, edição: 53, seção: 1, página 39, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 26 fev. 2023
CAVALCANTE , I. F.; OLIVEIRA, J. P. de; LEAL DA COSTA, C. Narrativas de profesores sobre el uso de tecnologías digitales de información y comunicación durante la pandemia: voces de Brasil. PARADIGMA, [S. l.], v. 42, n. 3, p. 386-407, 2021. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p386-407.id1136. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1136. Acesso em: 18 out. 2021.
FONSECA, A. V.; CARVALHO, L. dos S. Luz, câmera, produção: uma análise do processo de criação e utilização de recursos audiovisuais em aulas remotas, híbridas e presenciais. Revista Liberato, [S. l.], v. 22, n. 37, p. 19–30, 2021. Disponível em: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/679. Acesso em: 18 out. 2021.
HENRIQUE GONÇALVES, E.; FIOREZI DE MARCO, F. A formação de futuros professores de Matemática frente às tecnologias digitais. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 121–130, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110210. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110210. Acesso em: 18 out. 2021.
GUIZZO, B. S. G.; MARCELLO, F. de A. .; MÜLLER, F. . A reinvenção do cotidiano1 em tempos de pandemia. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 46, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186910. Acesso em: 18 Out. 2021.
Lacerda. T. E. de, Tedesco, A. L. (2020). EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19 desafios e possibilidades – Volume 2. (n.p.): Editora BAGAI.
LEMOS, André. A Tecnologia é um Vírus: Pandemia e Cultura Digital. Porto Alegre: Sulin, 2021.
LEMOS, E. das C., CAVALCANTE, I. F., MOTTA, T. C. Technologies in the Classroom: Reflecting About teaching, research and extension on public schools of Rio Grande do Norte, Brazil. IJRET: International Journal of Research in Engineering and Technology. 23 Junho 2018. eISSN: 2319-1163 | pISSN: 2321-7308. Disponível em: https://ijret.org/volumes/2018v07/i07/IJRET20180707006.pdf. Acesso em: 26 fev. 2023
LÉVY, P. Cibercultura. 3ª Edição. São Paulo: Editora 34, 2010.
LINHALIS, F.; C. PEREIRA MACHADO, A.; E. DE LIMA VASCON, L.; C. DA SILVA, A. Uma Metodologia para Avaliação de Recursos Off-line em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 204–214, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110228. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110228. Acesso em: 18 Out. 2021.
SOUZA MACHADO, L. R. DE. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educação & Sociedade, v.32, n. Educ. Soc., 2011 32(116), jul. 2011 doi: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300005. Acesso em: 18 Out. 2021.
MILL, Daniel. Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2018
MOREIRA, J. A. .; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 18 out. 2021.
MOURA, D. H. A Formação de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 23–38, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2008.2863. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863. Acesso em: 26 fev. 2023.
PAULIN ROMANOWSKI, J.; TEODORA ENS, R. As Pesquisas Denominadas DO tipo “ESTADO DA ARTE” em Educação. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 6, n. 19, p. p. 37–50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 26 fev. 2023.
POSSO PACHECO, Richar Jacobo et al. Por una Educación Física virtual en tiempos de COVID. Revista Podium, Pinar del Río, v. 15, n. 3, p. 705-716, dic. 2020. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1996-24522020000300705&lng=es&nrm=iso. Acesso em 18 out. 2021. Epub 24-Sep-2020.
RODRIGUES, J. G. C., OLIVEIRA, H. R. de, SCHERER, S. (2021). Movimentos de uso de tecnologias digitais em uma escola pública. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 2, 114-130, 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect. Acessado em: 18 out 2021.
ROSA, I. G. G. F. da, NEGRÃO, M. P., SILVA, G. C. da, LOBATO, R. B. (2020). Pandemia da Covid-19 e o ensino superior: Uma comparação entre França e Brasil. Revista Tecnologias na Educação, ano 12, n. 34. Disponível em: https://tecedu.pro.br/ano12-numero-vol34-edicao-tematica-xv/. Acesso em 18 out. 2021.
SANCHO, J. M. et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SANTANA, C. L. S. e, & BORGES SALES, K. M. (2020). Aula em casa: Educação, Tecnologias Digitais e Pandemia COVID-19. Revista Interfaces Científicas, Bahia, v. 10, n. 1, p. 75–92. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p75-92 . Acessado em 18 out. 2021.
SANTOS, E. Pesquisa-Formação na Cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. Disponível em: http://www.edmeasantos.pro.br/assets/livros/Livro%20PESQUISA-FORMA%C3%87%C3%83O%20NA%20CIBERCULTURA_E-BOOK.pdf Acesso em: 25 fev. 2023
DOS SANTOS, M.; ROCHA DE SOUSA JÚNIOR, A.; ROCHA MACHADO, L.; MEISTER SOMMER BILESSIMO, S. Possibilidades e dificuldades na utilização do Google Sala de Aula: um estudo de caso em uma escola pública Brasileira. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 49–58, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110203. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110203. Acesso em: 18 out. 2021.
DA SILVA SANTOS, P.; DE SOUZA MACIEL, P. A (r)evolução da Educação 4.0 no ensino de ciências e matemática em escolas da rede estadual de ensino da Paraíba. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 245–254, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110233. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110233. Acesso em: 18 out. 2021.
SCHUBALSKI, J. A., SCHUBALSKI , K. G. (2021). Narrativa docente em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 2, 58-74. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect. Acesso em 18 out. 2021
SOUSA, A. C. B. de; PEREIRA, A. S. M.; FIALHO, L. M. F. A história da educação do Ceará em tempos de pandemia e o ensino remoto: memórias, conjuntura social e ressignificação do trabalho docente (2020-2021). Revista Liberato, [S. l.], v. 22, n. 37, p. 7–18, 2021. Disponível em: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/678. Acesso em: 18 out. 2021.
TAVARES, F. R. (2020). “O professor tá on! E a turma?”. Educação mediada por tecnologias digitais e a percepção de alunos do Ensino Médio sobre o ensino remoto durante a pandemia COVID-19. Revista Tecnologias na Educação, ano 12, n. 34. Disponível em: https://tecedu.pro.br/ano12-numero-vol34-edicao-tematica-xv/. Acesso em: 18 out. 2021.
Published
Versions
- 07-12-2023 (2)
- 07-12-2023 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Knowledge: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.