A INTERSEÇÃO DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MOLDANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34730

Keywords:

análise do comportamento, educação, ensino superior

Abstract

This article aims to analyze the presence and influence of Behavior Analysis in higher education, in order to explore concepts such as reinforcement, gradual progression and modeling and point out how this approach offers resources to improve the teaching-learning process. Behavior Analysis is an approach based on B.F Skinner's philosophy of Radical Behaviorism, which investigates how the environment shapes human behavior, using observation and systematic analysis. It is important to highlight the definition of teaching based on this epistemological matrix, which highlights that teaching occurs through student learning. Thus, a state-of-the-art bibliographical review was used as a method, where a survey of publications related to the proposed topic and the systematization of scientific studies were carried out, in order to integrate the results found. From this, it was possible to verify that several teaching models that use behavioral-analytic principles as a basis were created over time. For example, the Personalized Education System (PSI) and the Programming of Conditions for Development of Behavior (PCDC). In both methodologies, the division of content into small steps, individual rhythms and immediate feedback is emphasized. There is also the practical application of these models in higher education subjects. These studies reveal challenges, such as adapting these mechanisms to the institutional structure and teacher training. Finally, it is highlighted that the intersection between Behaviorism and education in higher education offers valuable tools to improve teaching and promote learning effectively.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Silva souto, Centro Universitário de Excelência - UNEX

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Excelência - UNEX, campus de Vitória da Conquista - Ba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa de Análise do Comportamento e Educação. Atualmente, a área de interesse em pesquisa envolve o processo de ensino-apredizagem a partir da perspectiva da Análise do Comportamento.

Estér de Souza Batista Corrêa, Centro Universitário de Excelência - UNEX

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Excelência - UNEX campus de Vitória da Conquista. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Análise do Comportamento e Educação (GEACE). Possui interesse em pesquisas nas áreas de Educação e Aprendizagem.

Raphael Weber Silva Rocha, Centro Universitário de Excelência - UNEX

Graduando em Psicologia pela UNEX - Vitória da Conquista (BA), com experiências em práticas e pesquisa na Análise do Comportamento focadas na educação de crianças autistas. Participante voluntário do Programa Institucional de Iniciação Científica da Rede UNIFTC para desenvolvimento do projeto EprogWeb - Ensino programado e informatizado para um curso de psicologia. Possui interesse em pesquisas nas áreas de educação, ensino e diversidade étnica, de gênero e de sexualidade.

Gênesis Guimarães Soares, Centro Universitário de Excelência - UNEX

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB). Pesquisador do grupo "EJA em Pauta - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos" (CNPq/UESB). Especialista em Didática, Práticas de Ensino e Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário UNIFTC. Atualmente é docente do ensino superior, vinculado ao Colegiado de Psicologia, no Centro Universitário de Excelência (UNEX) campus de Vitória da Conquista.

References

BAUM, M.W. Compreender o Behaviorismo: Comportamento, cultura e evolução, Porto Alegre: Artmed Editora, 2019.

CATANIA, A.C. Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e cognição, Porto Alegre: Artimed Editora, 1999.

FREITAS, M.C.; SAHÃO, F.T.; FIELDKIRCHER, F.P. O uso da Análise do Comportamento no planejamento e aplicação de uma disciplina de Análise do Comportamento. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 23, p. 1-23, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.31505/rbtcc. v23i1.1637>. Acesso em 03 de nov. 2023.

HAYDU, V.B.; ZUANAZZI, A.C.; ASSIS, G.J.A.; KATO, O.M. Ensino de Leitura de Sentenças: Contribuições da Análise do Comportamento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 31, n. 2 p. 144-154, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ptp/a/YBbkrg8bg6cjnqXfc6MSCmw/?lang=pt#>. Acesso em 20 de nov. 2023.

HENKLAIN, M.H.O.; GARCIA, R.V.B. Ensino universitário e Análise do Comportamento: Uma interação promissora. São Paulo: Associação Brasileira de Análise do Comportamento, 2022. Disponível em: <https://analisedocomportamento.org.br/ensino-universitario-e-analise-do-comportamento-uma-interacao-promissora/>. Acesso em 02 de nov. 2023.

KUBO, O.M.; BOTOMÉ, S.P. Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, v. 5, n. 1, p. 133-151, 2001. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3321>. Acesso em: 13 de nov. 2023.

LUCA, G.G.; SOUZA, I.P.A.; STORRER, G.; PEREIRA, B.H.S.; KLEIN, D.T. Comportamentos referentes à docência de ensino superior desenvolvidos por estudantes de Programas brasileiros de Pós-graduação Stricto Sensu de Análise do Comportamento. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 24, p. 1-23, 2022. Disponível em: <https://rbtcc.com.br/RBTCC/article/view/1667>. Acesso em 12 de nov. 2023.

MATOS, M.A. Análise de contingências no aprender e no ensinar. In: ALENCAR, E. S. de (org.) Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez, 1993, p. 157. Disponível em: <https://repositorio.usp.br/item/000846332>.Acesso em 02 de nov. 2023.

MENDES, R.; BRINO, A. L. F.; GOULART, P. R. K.; CALCAGNO, S. O sistema personalizado de ensino adaptado ao ensino de Análise do Comportamento em uma universidade pública: Histórico, potencialidades e dificuldades. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 23, p. 1-24, 2021. Disponível em: <https://rbtcc.com.br/RBTCC/article/view/1658>. Acesso em 05 de nov. 2023.

MILLENSON, J.R. Princípios da Análise do Comportamento.: Coordenada Thesaurus Editora de Brasília Ltda., p. 143-144, 149, 1967.

MONTOYA, A.O.D. et al. Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens, São Paulo: Avercamp Editora, 2018, p. 118.

MOREIRA, M.B. Quarenta anos depois: O Sistema Personalizado de Ensino de volta a Brasília. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 18, n. 1, p. 57-62, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/rebac/article/view/12696>. Acesso em 07 de nov. 2023.

ROMANOWSKI, J.P.; ENS, R.T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educação, v. 6, n, 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf>. Acesso em 07 de nov. 2023.

SAHÃO, F.T. Saúde mental do estudante universitário: comportamentos que favorecem a adaptação ao ensino superior. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina, p. 171, 2019. Disponível em: <https://www.uel.br/pos/pgac/wp-content/uploads/2019/08/Saude-mental-do-estudante-universitario-comportamentos-que-favorecem-a-adaptacao-ao-ensino-superior.pdf>. Acesso em 10 de nov. 2023.

SAHÃO, F. T.; GONÇALVES, V. M.; PANOSSO, M. G.; KIENEN, N. Contribuições da programação de condições para desenvolvimento de comportamentos para capacitar futuros docentes de ensino superior a programar ensino. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 24, p. 1-28, 2022. Disponível em: <https://rbtcc.com.br/RBTCC/article/view/1648>. Acesso em 14 de nov. 2023.

SKINNER. B.F. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2003.

TODOROV, J. C.; MOREIRA, M. B.; MARTONE; R. C. Sistema personalizado de ensino, educação à distância e aprendizagem centrada no aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 25, n. 3, p. 289-296, 2009.

Published

01-08-2024

How to Cite

SILVA SOUTO, B.; DE SOUZA BATISTA CORRÊA, E. .; WEBER SILVA ROCHA, R.; GUIMARÃES SOARES, G. A INTERSEÇÃO DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: MOLDANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM . Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 24, n. 1, p. EE08, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34730. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/34730. Acesso em: 10 oct. 2024.