A INTERSEÇÃO DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
MOLDANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34730Palavras-chave:
análise do comportamento, educação, ensino superiorResumo
O presente artigo visa analisar a presença e influência da Análise do Comportamento no ensino superior, de modo a explorar conceitos como reforço, progressão gradual e modelagem e apontar como essa abordagem oferece recursos para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A Análise do Comportamento é uma abordagem baseada na filosofia do Behaviorismo Radical de B.F Skinner, que investiga como o ambiente molda o comportamento humano, utilizando observação e análises sistemáticas. É importante destacar a definição de ensino a partir dessa matriz epistemológica, na qual ressalta que o ensino ocorre mediante a aprendizagem do aluno. Assim, utilizou-se como método uma revisão bibliográfica do tipo estado da arte, onde foi feito o levantamento de publicações relacionadas ao tema proposto e a sistematização dos estudos científicos, de modo a integrar os resultados encontrados. A partir disso, foi possível verificar que diversos modelos de ensino que utilizam os princípios analítico-comportamentais como base foram criados com o passar do tempo. A exemplo disso, o Sistema Personalizado de Ensino (PSI) e a Programação de Condições para Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC). Em ambas metodologias, enfatiza-se a divisão do conteúdo em pequenas etapas, ritmos individuais e feedback imediato. Há também a aplicação prática desses modelos em disciplinas do ensino superior. Esses estudos revelam desafios, como a adaptação desses mecanismos à estrutura institucional e a formação dos docentes. Por fim, salienta-se que a interseção entre Behaviorismo e educação no ensino superior oferece ferramentas valiosas para aprimorar o ensino e promover a aprendizagem de modo eficaz.
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