THE LITERACY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL
A CASE STUDY
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38536Keywords:
Literacy, Continuing training, Literacy methodsAbstract
This article aims to analyze the educational context of a public school, in the municipality of Timbaúba dos Batista/RN, regarding the literacy process of students in the initial years, seeking to carry out an investigation into the methods used by teachers, the teaching approach of them in relation to literacy and literacy and aspects of student development with regard to the literacy process. The case study will have a qualitative approach, with its research instrument being an interview with teachers in the school's literacy cycle. The study discusses the concepts of literacy and literacy in dialogue with the author Magda Soares (2004), the importance of continued training for teachers in dialogue with the author Francisco Imbernón (2010) and a brief dialogue with Emília Ferreiro and Ana Teberosky (1991) about the literacy methods and levels of literacy development.
Downloads
References
BRASIL. Parecer CNE/CP n. 9/2001. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Documento Aprovado em 08/05/2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf . Acesso em 24/10/2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Proformação: Programa de Formação de Professores em Exercício. Brasília: MEC/SEED, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1991.
Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
SOARES,Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, 12.
SOARES, Magda. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo: Autores Associados, v.25, 2004. p. 5-17.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 MARIA APARECIDA VITORIA MONTEIRO BATISTA, Arthur Cassio de Oliveira Vieira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.