A EXPRESSÃO CRIATIVA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA INCLUSÃO ESCOLAR DURANTE O ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID31369Palavras-chave:
Pandemia, Covid 19, Ensino Remoto, Criatividade, Inclusão EscolarResumo
Em 2020, a humanidade foi surpreendida pela Pandemia do Covid-19, que acarretou inúmeros impactos em diferentes dimensões. Na educação, uma das consequências imediatas foi o fechamento das instituições escolares e a proposição do ensino remoto. Nesse contexto, a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais tornou-se um desafio ainda maior. Assim, este trabalho aborda os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar a expressão da criatividade nas práticas pedagógicas visando à inclusão escolar durante o ensino remoto. Os objetivos específicos foram: identificar as estratégias pedagógicas adotadas pela escola, no contexto do ensino remoto para a inclusão de alunos público-alvo da educação especial; verificar as alternativas utilizadas para garantir a participação desses alunos no ensino remoto; analisar a expressão da criatividade no trabalho pedagógico realizado durante a pandemia, visando a efetiva inclusão de todos os alunos. Metodologicamente, a investigação se caracteriza como uma pesquisa de campo, cujo ambiente investigado foi uma escola pública do município de Caicó/RN. Os participantes foram dois professores que tinham alunos com deficiência durante os anos de 2020 e 2021. Assim, foi utilizado um questionário semiestruturado, cujas respostas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo. Constatou-se que a expressão criativa não consiste em algo inédito, mas na utilização de meios já existentes, adaptando-os às necessidades presentes para possibilitar ao aluno com NEE condições de aprendizagem e desenvolvimento. Dessa forma, entende-se que a expressão da criatividade é um aspecto de grande valor no processo de inclusão de todos os educandos.
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