FILOSOFÍA DE LA CIENCIA Y LITERATURA: SOLIDIFICANDO PUENTES ENTRE LAS DOS CULTURAS
SOLIDIFICANDO PONTES ENTRE AS DUAS CULTURAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35217Palabras clave:
Machado de Assis; Paul Feyerabend; ciencia; educación científica.Resumen
El objetivo de este ensayo es ofrecer un encuentro reflexivo entre la literatura y la filosofía de la ciencia a partir de un diálogo entre la obra literaria de Machado de Assis y los escritos de Paul Feyerabend sobre la ciencia. Para ello, se realizó una presentación del cuento “El alienista” con el fin de discutir los puntos de convergencia de este relato -y de su autor- con la concepción de ciencia de Feyerabend. La disposición dialógica que se establece a partir de las obras de Machado de Assis y Feyerabend ayuda en la reflexión crítica sobre: 1) la ciencia como verdad absoluta y; 2) la cuestión de la educación científica. Finalmente, es claro que tanto la concepción de ciencia de Machado de Assis como la de Feyerabend permiten mantener un diálogo abierto y la esperanza de que la ciencia –y sus investigadores– puedan desarrollar sus actividades de manera prudente y crítica para que, junto con el población, pueda proporcionar una vida digna y emancipada.
Descargas
Citas
ASSIS, Machado de. O Alienista. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.
CORBANEZI, E. O terror do positivo: O alienista e o positivismo comteano. PlurL, Revista do Programa de Pós-graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.22.1, p. 209-232, 2015.
FEYERABEND, Paul Karl. A ciência em uma sociedade livre. São Paulo: UNESP, 2011.
FEYERABEND, Paul Karl. Adeus à razão. São Paulo: UNESP, 2010.
FEYERABEND, Paul Karl. Ciência, um Monstro: lições trentinas. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
FEYERABEND, Paul Karl. Contra o Método. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2011b.
FEYERABEND, Paul Karl. Contra o Método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
GARCIA, Silas Alberto; PERES, Nélio Borges; MENEZES, Nívea. Maria Silva. O movimento higienista: interfaces com a Educação Física brasileira a partir do conto “O Alienista” de Machado de Assis. Educere et Educare, v. 15, n. 34, p. 1-22, 2020.
GALVÃO, Cecília. Ciência na literatura e literatura na ciência. Interacções, [S. l.], v. 2, n. 3, 2006. DOI: 10.25755/int.305. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/305. Acesso em: 14 dez. 2022.
GOMES, Roberto. O Alienista: loucura, poder e ciência. Tempo Social: Rev. Sociol. USP, São Paulo, v. 5, n. 1-2, p. 145-160, 1993 (editado em nov. 1994).
GROTO, Sílvia Regina e MARTINS, André Ferrer Pinto. Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científica. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2015, v. 21, n. 1 [Acessado 14 Dezembro 2022], pp. 219-238. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320150010014. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320150010014.
MELO JUNIOR, Geovane Souza. O cientificismo e suas relações com o poder no conto “O Alienista”: uma análise foucaultiana. Revista Alpha, Patos de Minas, v. 17, n. 1, p. 73-80, 2016.
SNOW, C. P. Charles Percy. As duas culturas e uma segunda leitura. São Paulo: EDUSP, 1995.
ZANETIC, João. Física e literatura: construindo uma ponte entre as duas culturas. História, Ciências, Saúde. v. 13, n. suplemento p. 55-70, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702006000500004. Epub 15 Jan 2007. ISSN 1678-4758. https://doi.org/10.1590/S0104-59702006000500004.
Descargas
Publicado
Versiones
- 23-06-2024 (2)
- 23-06-2024 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Silas Alberto Garcia, Paulo Evaldo Fensterseifer, Gabriel Carvalho Bungenstab
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.