Esta é uma versão desatualizada publicada em 24-09-2023. Leia a versão mais recente.

AS TDIC’S NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCAL DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Valéria Évelin Freitas de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Natal Central
  • Tulia Fernanda Meira Garcia
  • Tânia Cristina Meira Garcia
  • Djanni Martinho dos Santos Sobrinho

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33546

Palavras-chave:

Pandemia COVID-19, TDIC's, Ensino Remoto Emergencial, Geografia escolar

Resumo

O presente estudo analisa como se deu o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Natal Central, no período de adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) a fim de avaliar os desafios enfrentados pelos professores para promover a mediação didático-pedagógica da Geografia escolar tendo como suporte as TDIC’s. Nesse percurso, visualiza-se como objetivo geral: analisar o uso das TDIC’s nas aulas de Geografia em turmas do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional do IFRN/CNAT, no período de adoção do ERE. Como objetivos específicos, buscou-se: Discutir o Ensino Remoto Emergencial no âmbito da Pandemia COVID-19; identificar os recursos tecnológicos digitais mais usados pelos professores neste período e investigar os desafios e as potencialidades das TDIC’s ao processo de ensino-aprendizagem da Geografia escolar. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, tipo relato de experiência, de natureza qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos as pesquisas do tipo exploratória (GIL, 2008) e bibliográfica (GIL, 2002), além da pesquisa de campo (SEVERINO, 2016), cujo instrumento técnico de coleta de dados foi a aplicação de questionários semiestruturados, bem como a observação participante (GIL, 2008). Os resultados da pesquisa evidenciaram que para os professores as TDIC’s no ensino de Geografia são ferramentas potentes, principalmente para inovações didático-metodológicas, promoção do engajamento e aprendizagem significativa, mesmo diante dos desafios enfrentados e dos limites da iniquidade digital do país.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMPARO, Sandoval dos Santos. Pandemia e Geografidade: da expansão do coronavírus às estratégias de prevenção. In: COUTO, Aiala Colares; MENDES, Luis Augusto Soares (Org.). Reflexões Geográficas em Tempos de Pandemia. Ananindeua: Itacaiúnas, 2020. p. 91-98.

ANJOS, A.M. dos; SILVA, G.E.G. da. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) na Educação. Cuiabá, MT: Secretaria de Tecnologia Educacional Universidade Federal de Mato Grosso, 2018.

APPENZELLER, S. et al. Novos tempos, novos desafios: Estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial [New times, new challenges: Strategies for equal access to emergency remote teaching]. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. Suppl 1, p. 1-6, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº. 5/2020. Brasília/DF: Ministério da Educação, 28 abr. 2020. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_PAR_CNECPN52020.pdf. Acesso em: 31 jul. 2022.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

COUTO, Aiala Colares; MENDES, Luis Augusto Soares (Org.). Reflexões geográficas em tempos de pandemia. Ananindeua: Itacaiúnas, 2020.

DAROS, Thuini. Covid-19 impulsiona uso de metodologias ativas no ensino a distância. Portal Desafios da Educação, Grupo A Educação/AS, 19 mar. 2020. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/coronavirus-metodolo-gias-ativas/. Acesso em: 09 fev. 2022.

DATAFOLHA. Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias – onda 1. São Paulo: Datafolha; Fundação Lemann; Imaginable Futures, maio 2020.

GARCIA, T.C.M; GARCIA, T.F.M. Sequência Pedagógica aplicada ao ensino on-line EAD. [recurso digital]. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. (Caderno 3).

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

HOFFMANN, A. C. O.; BRITTES, R.; ZANON, Suzana Raquel Bisognin. Ações disruptivas e inovação na era da pandemia: relato de experiência sobre o USJ no caminho da (RE) invenção das práticas educativas. In: LACERDA, Tiago Eurico de; TEDESCO, Anderson Luiz (Org.). Educação em tempos de COVID-19: desafios e possibilidades. Curitiba: Bagai, 2020. v. 1, p. 15-31.

IFRN. IFRN publica Diretrizes Pedagógicas para o Ensino Remoto. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/campus/reitoria/noticias/ifrn-publica-diretrizes-pedagogicas-para-o-ensino-remoto-1. Acesso em: 17 jun. 2023.

KHALIL, O. A. K.; KHALIL, S. S. SARS-CoV-2: Taxonomia, Origem e Constituição. Revista De Medicina, v. 99, n. 5, p. 473-479, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i5p473-479. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/169595. Acesso em: 05 jun. 2023.

MORAIS, J. J. P.; BENFICA, M. L.; PATROCÍNIO, W. P. Vulnerabilidade educacional em tempos de pandemia: a situação das Escolas Estaduais de Minas Gerais e o FUNDEB como possibilidade. Pedagogia em Ação, v. 14, n. 2, p. 67-82, 2020.

MORAIS, Jerusa Vilhena de; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Metodologias para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 422-436, 2018. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_2_07_ex1324.pdf. Acesso em: 05 jun. 2023.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 24 mar. 2022.

PALMEIRA, R. L.; DA SILVA, A. A. R.; RIBEIRO, W. L. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior. HOLOS, [S. l.], v. 5, p. 1-13, 2020. DOI: 10.15628/holos.2020.10810. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10810. Acesso em: 1 ago. 2023.

PASINI, C. G. D.; CARVALHO, E. de; ALMEIDA, L. H. C. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Universidade Federal de Santa Maria. Observatório Socioeconômico da COVID-19, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

PENÍNSULA, I. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. 2020. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Pulso-Covid-19_-Instituto-Peni%CC%81nsula.pdf. Acesso em: 24 mar. 2022.

RÊGO, Maria Carmem Diógenes; GARCIA, Tânia Cristina Meira; GARCIA, Tulia Fernanda Meira. Ensino Remoto Emergencial: Estratégia de Aprendizagem com Metodologias Ativas. [recurso digital]. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. (Caderno 6).

SCHUCK, R. J.; CAZAROTTO, R. T.; SANTANA, E. L. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. Ensino em Re-Vista, v. 27, n. 3, p. 1131-1154, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54601. Acesso em: 22 jun. 2023.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

SANTOS, Clodoaldo Almeida dos; SALES, Antonio. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no trabalho docente. Curitiba: Appris, 2017.

SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e meio técnico científico e informacional. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

SILVA, G. C. N; CANTO, T. S. TDICS, ENSINO DE GEOGRAFIA E O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: CONSTRUINDO APROXIMAÇÕES E EXPLORANDO SUAS POSSIBILIDADES JUNTO AO PIBID. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/ereg/article/download/3698/3569/13777.

SILVA, M.; NASCIMENTO, L.; FÉLIX, P. Ensino Remoto e Educação Geográfica em tempos de Pandemia. 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID1564_01102020223030.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.

SOUZA, E. P. de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 17, n. 30, p. 110-118, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127. Acesso em: 18 fev. 2022.

TARTAGLIA, Leandro. Paisagens pandêmicas de um Brasil urbano em crise. In: COUTO, Aiala Colares; MENDES, Luis Augusto Soares (Org.). Reflexões Geográficas em Tempos de Pandemia. Ananindeua: Itacaiúnas, 2020. p. 71-78.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Coronavirus disease (COVID-19). Reference: Situation Report – 51 [Internet]. 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10. Acesso em: 05 jun. 2023.

Downloads

Publicado

24-09-2023

Versões

Como Citar

FREITAS DE SOUZA, V. Évelin; MEIRA GARCIA, T. F. .; MEIRA GARCIA, T. C.; DOS SANTOS SOBRINHO, D. M. . AS TDIC’S NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCAL DA GEOGRAFIA ESCOLAR. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 297–315, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33546. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33546. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino e tecnologia educacional