Neoliberalismo vs. Teoría de los Derechos Humanos:

una reflexión sobre el propósito de la educación y la igualdad de acceso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID38331

Palabras clave:

Neoliberalismo, Educación ciudadana, Derechos Humanos

Resumen

En el presente objeto de estudio se realizó una revisión del artículo científico: Neo-liberalism, Human Capital Theory and the Right to Education: economic interpretation of the purpose of education, publicado en 2024, del autor Obinna Christian Edeji. El artículo, publicado en Social Sciences & Humanities Open, una reconocida revista de la base de datos Scopus, fue publicado originalmente en inglés. El artículo original tuvo como objetivo discutir el tema del acceso a la educación, como constructo, a la luz del derecho a la dignidad humana y el Pacto Internacional de Derechos Económicos, Sociales y Culturales. Para el autor, los propósitos de la educación, la docencia y el desarrollo humano son más importantes que sólo formar y generar habilidades en los estudiantes para abastecer el mercado laboral. El acceso al artículo científico es gratuito. ¡Y vale la pena leerlo! Por lo tanto, genera en los lectores una reflexión sobre el papel del Estado en la educación pública y las oportunidades educativas privadas, basadas en un mercado desregulado. La principal línea filosófica del trabajo revisado es la premisa de que la educación no debe verse como un bien económico y centrado en la productividad. Más bien, como una obligación estatal permanente de promover la dignidad humana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcello Calvosa, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Texto Inicial do Lattes: Marcello Vinicius Doria Calvosa (http://lattes.cnpq.br/284424233959300)

É formado em Administração de Empresas (2002) e em Administração Pública (2003), ambas as graduações habilitadas pela UFRRJ. Especialista (MBA) em Auditoria Fiscal pela CEFET-RJ (2005) e em Docência do Ensino Superior pela UFRRJ (2006), pós-graduado em Planejamento Estratégico FEA/USP (2008) e em Modelos Estatísticos Multivariados pela FEA/USP (2009), mestre em Gestão e Estratégia em Negócios (PPGEN/UFRRJ) (2006) e Doutor em Administração (FEA/USP) (2011), com foco em Comportamento e Desenvolvimento Humano; Tomada de Decisão com base em Axiologia; Desenvolvimento e Gestão de Carreira. Atuou no segundo setor, em empresas competitivas, nas funções de consultor, gerência, direção, administração de empresas (responsável técnico), conferencista, ao longo de quinze anos. É Professor Associado no curso de Administração de Empresas (2003-atual) e Coordenador de Projetos e de Extensão do DCAd (2018-atual) da UFRRJ. Atua como coordenador de área de ensino a distância no curso de Administração pelo CEDERJ (2007-atual) e pela UAB (2009-atual), nas áreas Gerenciamento Comercial e Administração Geral. É licenciado como Executive Coach e Life Coach, formado pelo ICI - Integrate Coaching Institute (2012). Possui experiência em Educação Executiva (cursos in company e abertos), com atuação nas principais escolas de negócios do país, desde 2006. É pesquisador federal registrado no CNPQ, no qual assume a posição de líder do Grupo de Pesquisas GeCaPEP - Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7765312712894655) - DCAd - ICSA / UFRRJ (2006-atual). Também participa como membro pesquisador do Grupo de Pesquisas Empreendedorismo e Planejamento Estratégico - FEA / USP (2008-atual). É coordenador do Programa de Extensão DEGECAR - Núcleo de Desenvolvimento e Gestão de Carreiras da UFRRJ (2018-atual), que possui diversas ações de extensão, entre projetos, eventos, laboratório de estudos aplicados, apoio a publicações técnicas e acadêmicas, em associação com diversos colaboradores da UFRRJ e do Mercado de Trabalho. Ações essas voltadas para a comunidade acadêmica da UFRRJ e região. Atua nas Áreas do Conhecimento: (i) Ciências Sociais Aplicadas > Adm. de Empresas > Ensino, Pesquisa e Orientação para o Mercado; (ii) Ciências Humanas > Educação > Orientação e Aconselhamento; (iii) Ciências Humanas > Educação > Ensino-Aprendizagem. Possui experiência profissional (prática) e acadêmica (teórica) nas seguintes áreas: (i) Liderança Empresarial e Estratégica; (ii) Coaching e Orientação Profissional, (iii) Mercadologia e Negócios; (iv) Gestão Estratégica de Pessoas e (v) Desenvolvimento e Gestão de Carreiras. Desenvolveu, testou e validou os Assessments de Mercado: MDA - Modelo de Decisões por Axiologia, para o desenvolvimento pessoal e profissional e potencialização da tomada de decisão com base na análise axiológica e mapeamento do sistema de valores humano; TPL - Teste de Potencial para a Liderança, para verificar o nível individual de capacidade de liderança empresarial para a atuação direcionada de resultados em uma empresa competitiva. Seus principais temas de pesquisa, estudo e lecionação são: Liderança Empresarial e Estratégica; Desenvolvimento e Gestão de Carreiras; Gestão de Vendas e Comercial; Gestão Estratégica de Pessoas e Planejamento Estratégico Pessoal. Tem quatro livros escritos sobre os seus temas de pesquisa. Com diversos co-autores e colaboradores publicou cerca de 100 artigos científicos, em eventos e periódicos científicos, nacionais e internacionais. Web of Science Researcher ID: AAH-7792-2020. Melhor contato: mvcalvosa@yahoo.com.br

Citas

ALMEIDA, A. et al. Estudantes do Ensino Superior: inseguranças e questionamentos em seu desenvolvimento de carreira. Revista de Casos e Consultoria, v. 15, n. 1, 2024.

BATISTA, M. et al. Uma iniciativa de educação profissional para a construção de carreira dos alunos de Administração. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, 2022.

CALVOSA, M. et al. A contribuição de pós-doutores Bolsistas CAPES no conjunto da produção científica: o caso UFRRJ. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 27, n. 3, 2023.

CALVOSA, M.; FERREIRA, M. Liderança: representações sociais e modelos mentais dos séculos XX e XXI. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 29, n. 1, p. 224-260, 2023

DOWN, B. Neoliberalism, globalisation and the governance of youth education and training. In: SIMONS, M.; MASSCHELEIN, J.; MONGEON, M. The Governing of Education: Disciplinary and Biopolitical Conditions. Nova York: Routledge, 2009. p. 29-53.

EDEJI, O. C. Neo-liberalism, Human Capital Theory and the Right to Education: economic interpretation of the purpose of education. Social Sciences & Humanities Open, v. 9, n. 100734, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ssaho.2023.100734. Acesso em: 25 nov. 2024.

FORTUNATO, W. et al. Escreva o Futuro Acadêmico: relato de experiência de estudantes de Administração da UFRRJ/CEDERJ em um Projeto de Extensão. EaD em Foco, v. 14, n. 2, 2024.

GALDINO NETO, J. F.; GADELHA, D. A Buddhist Approach to International Relations: Radical Interdependence. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, 2024

LEITE, R. et al. Mentorias Spot: vantagens, desvantagens e operacionalização. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 14, n. 1, p. 118-140, 2024.

MENDONÇA de SOUZA, F. et al. Gestão Estratégica de Pessoas e de Instituições no Ambiente VUCA. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 7, n. 1, 2024.

MELO FRANCO, I. et al. What are the Expectations of Business Administration Students for Building a Career? Journal of Business and Management - IOSR-JBM, v. 25, p. 9, 2023.

OLIVEIRA, M. et al. Gestão de Carreiras: perspectivas para o colaborador do tradicional ao contemporâneo. In: XVIII CONVIBRA - Congresso Virtual de Administração, On-line, 2021.

Publicado

27-10-2025

Cómo citar

SANTOS AMORIM, Fernanda de Paula; CALVOSA, Marcello. Neoliberalismo vs. Teoría de los Derechos Humanos: : una reflexión sobre el propósito de la educación y la igualdad de acceso. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 25, n. 2, p. RES01, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID38331. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/38331. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.