A atuação da bh film commission e articulações com o turismo induzido pelo audiovisual
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2025v13n3ID39625Palavras-chave:
Film Commissions, Turismo induzido pelo audiovisual, Turismo cinematográfico, Belo Horizonte Film CommissionResumo
Além de propiciar lazer e entretenimento, diferentes produções audiovisuais podem fomentar o turismo e gerar benefícios para as localidades que representam ou onde foram filmados. Nesse contexto, as film commissions surgem como órgãos sem fins lucrativos dedicados a atrair e apoiar produções audiovisuais. Este artigo focaliza a Belo Horizonte Film Commission com o objetivo de compreender sua atuação no campo do audiovisual e possíveis articulações com o turismo. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritiva, combinando revisão bibliográfica e entrevista em profundidade, com a gestora da entidade. Os resultados indicam que a BHFC atua como uma estratégia eficaz de marketing territorial, promovendo o crescimento do setor audiovisual e posicionando Belo Horizonte como um destino film friendly. Apesar disso, o turismo induzido pelo audiovisual ainda é pouco trabalhado pela BHFC.
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